notícias

Asilo Santa Rita de Irati suspende visitas

Atividades internas e externas e passeios também estão suspensos para evitar contágio do coronavírus

ILPI Santa Rita (Asilo Santa Rita) de Irati suspendeu visitas, atividades coletivas e passeios dos idosos. Foto: Juliana Marinski
Da Redação

A Instituição para Longa Permanência de Idosos (ILPI) Santa Rita de Irati (Asilo Santa Rita) suspendeu as visitas, assim como as atividades e passeios externos. A medida foi tomada como forma de prevenção ao contágio do coronavírus (Covid-19).

Segundo a direção, os idosos somente saem da instituição em caso de extrema necessidade, como consultas médicas e exames. Nestes casos, são adotados os devidos cuidados com a higienização dos mesmos e o uso de máscaras. Estes procedimentos também são adotados pelos funcionários, que estão tomando cuidado especial em relação à desinfecção dos ambientes (cozinha, quartos e refeitório).

Em contato com nossa reportagem, a secretária da instituição, Juliana Marinski, informou que, mesmo sabendo que as visitas de familiares e da comunidade são benéficas aos idosos, a direção foi obrigada a suspendê-las.
“Isto é prejudicial aos idosos, porque nós sempre incentivamos a visita de familiares e da comunidade, porém nesse momento necessitamos continuar com esse cuidado preventivo e o monitoramento das pessoas que adentram a instituição”, frisou, em nota.

Atividades em grupo dentro da instituição também estão suspensas. Por este motivo, o salão multiuso do local está sendo utilizado apenas como sala de TV.
“Mas como o ambiente é amplo, foram adotadas medidas como distanciamento maior entre poltronas, cadeiras e também quanto a higienização do espaço”, informou a secretária.
Até o momento, os idosos não apresentaram sintomas gripais, comuns neste período do ano.
“Cientes de que os idosos são extremamente vulneráveis e como grupo de risco, necessitamos de um cuidado maior com os moradores da instituição”, comentou a secretária.
Juliana informa que nenhuma ala da instituição foi interditada. Os idosos continuam fazendo suas refeições dentro do refeitório, tomando todos os cuidados de higienização e distanciamento social.

Doações para o Asilo Santa Rita, seja em alimentos, roupas ou em dinheiro, devem ser feitas diretamente com os funcionários da instituição, sem contato direto com os moradores, mediante agendamento pelo telefone (42) 3422-2608.