Publicidade Topo

notícias

Guarapuava registra 15º caso de Covid-19

Município já registrou um óbito e possui 13 pessoas em investigação aguardando resultado de exames laboratoriais

Rodrigo Zub

Boletim da secretaria de Saúde de Guarapuava divulgado às 18 h de sexta-feira, 1º. Foto: Divulgado
O município de Guarapuava registrou o 15º caso do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada no boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde, às 18 h de sexta-feira, 1º.

São 15 moradores que realizaram exame laboratorial e tiveram resultado positivo. O município registrou uma morte e duas pessoas recuperadas até o momento. Guarapuava ainda tem 322 casos descartados, 13 em investigação aguardando resultado do exame, 152 pessoas monitoradas em isolamento domiciliar e 305 moradores liberados para retornarem ao convívio social.

No Informe Epidemiológico divulgado atualizado às 21 h de sexta-feira, 1º, pela secretaria de Estado da Saúde (SESA), Guarapuava ainda aparece com 11 casos confirmados e duas pessoas curadas. O óbito registrado no dia 21 de abril ainda não consta nos dados estaduais, que só contabilizam os casos após o resultado dos exames realizados pelos laboratórios credenciados, entre eles o Lacen/PR. Porém, a prova e a contraprova do exame do paciente guarapuavano tiveram resultado positivo, segundo o secretário Municipal de Saúde, Celso Góes.


A SESA informou ontem, 1º, que utiliza os resultados dos exames realizados pelos métodos RT-PCR de laboratórios já habilitados. Contabiliza também resultados dos testes rápidos da marca One Step COVID-2019 Test, validados pelo Ministério da Saúde.

Os resultados positivos de testes rápidos de outras marcas ainda não estão sendo contabilizados e divulgados no informe epidemiológico da Secretaria da Saúde do Paraná porque não tiveram a validação pelo Ministério da Saúde.

Os dados de testes rápidos que não são da marca One Step COVID-19 enviados pelos municípios estão no monitoramento e quando o Ministério da Saúde efetivar a validação das marcas tais informações serão contabilizadas aos números totais e divulgadas pela Secretaria.

Além de Guarapuava, o outro município da 5ª Regional, que tem casos confirmados de coronavírus é o Pinhão com duas notificações. Uma pessoa já se recuperou no Pinhão. Na 6ª Regional de Saúde, União da Vitória é a única cidade com registro da doença. São sete casos confirmados e seis pessoas curadas. Já na 3ª Regional com sede em Ponta Grossa são quatro municípios com casos confirmados. São dois registros em Castro e Palmeira, um em Ivaí e 16 em Ponta Grossa. Palmeira tem um paciente recuperado, Castro dois e Ponta Grossa seis.

A 4ª Regional de Saúde de Irati continua sem casos confirmados de coronavírus em seus nove municípios da área de abrangência (Irati, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva e Guamiranga).

Dados atualizados pela SESA ontem, 1º, mostram que foram registrados mais 40 casos de coronavírus e três novas mortes de pessoas que residem no Estado. Com isso, já são 1.447 pessoas contaminadas no Paraná e 89 óbitos em decorrência da Covid-19.

As três pessoas incluídas no monitoramento da SESA morreram em datas diferentes, residiam em Curitiba e estavam internadas. Uma mulher de 69 anos faleceu dia 28 de abril e dois homens, com idades de 82 e 81 anos, morreram no dia 29 de abril.

A quantidade de paranaenses considerados curados chegou a 974. Ou seja, 67,3% das pessoas que foram contaminadas conseguiu se recuperar da doença. A taxa de letalidade está em 6,1%. Pessoas internadas são 137, sendo 70 em leitos clínicos e 67 em UTIs.

No Brasil, conforme levantamento do portal G-1, foram registradas 6.434 mortes e 92.630 casos confirmados de coronavírus até a manhã de hoje, 2. Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, 16.096 pessoas já se recuperaram da doença no País. Os estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo não divulgaram o número de pacientes recuperados.