notícias

Diminui número de casos investigados de coronavírus em Irati

Município tem seis pessoas aguardando resultado do exame laboratorial. No começo da semana eram 12 iratienses em investigação

Da Redação


Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati divulgado nesta terça-feira, 19. Foto: Divulgação
O número de casos investigados de coronavírus em Irati caiu de 12 para seis pessoas, conforme o boletim atualizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica na noite desta terça-feira, 19, às 20h10. Os moradores em investigação tiveram amostras de sangue coletadas e aguardam resultado do exame laboratorial.

O município registrou 226 casos notificados de iratienses que receberam atendimento médico com sintomas suspeitos. Desses, 120 descartaram a contaminação por critério Clínico-Epidemiológico. No total, 106 pessoas realizaram testes, sendo que 100 apresentaram resultado negativo e foram descartados por critério laboratorial. Irati tem um caso confirmado de Covid-19. O morador do interior que foi infectado está se recuperando em isolamento domiciliar.

Nas outras cidades que integram a 4ª Regional de Saúde, Imbituva notificou 19 casos da doença. Treze munícipes já se recuperaram e seis apresentaram sintomas leves e estão em quarentena em casa. Em Rebouças, um jovem, de 27 anos, que foi contaminado está se recuperando. A cidade ainda conta com quatro moradores suspeitos, 33 casos monitorados e 13 descartados. Em Rio Azul, que ainda não teve casos confirmados de Covid-19, são dois moradores suspeitos, 19 monitorados e 13 descartados.


Dados atualizados de coronavírus em Rebouças. Foto: Divulgação
Em vídeo postado na página do Facebook da prefeitura, o prefeito Rodrigo Solda, solicitou que a população redobre os cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento para evitar o contágio. “Está provado que não é o tamanho ou a quantidade de pessoas que está circulando. Em todo lugar pode acontecer de um caso se tornar positivo. Então eu peço as pessoas de agora em diante preste muito mais atenção o período é crítico e agora não tem condições de descobrir de onde vem e onde vai esse vírus. Eu peço como prefeito e gestor que vocês tenham muita atenção e cuidado com a higiene pessoal e contatos pessoais que vocês tenham. A gente tem conhecimento da quantidade de circulação de pessoas que passam diariamente pelo município de Rio Azul, que tem que entrar e sair, prestem muita atenção. Aqueles que tem sintomas, qualquer anormalidade procure a orientação dos profissionais de saúde de Rio Azul, que eles estão prontos para atendê-los”, requisitou o prefeito.

Rio Azul tem duas pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19. Foto: Divulgação

Em Fernandes Pinheiro, o primeiro caso de coronavírus foi diagnosticado nesta terça-feira, 19. O paciente, de 49 anos, possui comorbidades (outras doenças associadas) e está hospitalizado em Irati. Como seu quadro de saúde evoluiu de leve para grave, o morador da área urbana de Fernandes Pinheiro está aguardando a transferência para um hospital de referência no tratamento da doença, segundo a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos.

O boletim da secretaria de Saúde aponta que a cidade monitora a situação de 13 pessoas que apresentaram sintomas de síndromes gripais, mas não realizaram a coleta de amostras de sangue para o exame laboratorial. Esses munícipes estão em isolamento domiciliar por 14 dias. São três casos descartados laboratorialmente com resultado negativo do exame e 12 por critério epidemiológico, que não sentiram sintomas depois de ficarem 14 dias isolados.

Fernandes Pinheiro registrou primeiro caso da doença nesta terça-feira, 19. Foto: Divulgação
Em Teixeira Soares, o boletim atualizado às 11h30 de hoje, 19, mostra dois casos suspeitos, sete monitorados e 45 descartados no município, que ainda não teve pessoas infectadas.

Em Guamiranga, conforme o setor de Vigilância Epidemiológica, são três moradores em monitoramento e nenhum caso confirmado até o momento. Mallet teve dois pacientes contaminados, sendo que um deles é considerado como curado. Em Inácio Martins, a única moradora diagnosticada com coronavírus já se recuperou.

No Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado hoje, 19, a 4ª Regional de Saúde não apresenta moradores em investigação aguardando resultado do exame laboratorial. No total, são 25 infectados em seis municípios. São 19 notificações em Imbituva, duas em Mallet e uma nos municípios de Irati, Rebouças, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro.

Em Teixeira Soares são dois casos suspeitos. Foto: Divulgação