notícias

Covid-19: Irati tem oito respiradores disponíveis para atender pacientes

Dois respiradores foram cedidos ao município para atenderem pacientes que necessitarem de cuidados no Pronto Atendimento (PA) da Vila São João. Outros aparelhos estão disponíveis na Santa Casa

Karin Franco, com reportagem de Jussara Harmuch


Santa Casa de Irati cedeu dois respiradores para o município de Irati. Equipamentos foram instalados para atender pacientes no PA da Vila São João. Foto: Assessoria da Santa Casa
O município de Irati poderá buscar vagas na Central de Leitos do Paraná, caso todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na cidade e nas unidades de referência da região, hospitais do Rocio, em Campo Largo, e Regional, em Ponta Grossa, estejam ocupados. Em entrevista à Rádio Najuá, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, e a secretária municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, esclareceram como serão os procedimentos nestes casos.

O prefeito de Irati explicou que na Santa Casa de Saúde de Irati há seis leitos disponíveis, sendo dois no Pronto Socorro e quatro numa UTI que foi implantada para atender pacientes diagnosticados com coronavírus, que apresentarem sintomas graves. A cidade conta com oito respiradores aptos a atender os pacientes que necessitarem de ventilação mecânica. Mais dois aparelhos foram cedidos pela Santa Casa para ficarem à disposição no Pronto Atendimento (PA) da Vila São João.
Montou-se uma UTI com quatro leitos para Covid-19 e mais quartos de enfermaria, disse.

No entanto, o primeiro atendimento para uma pessoa com sintomas graves será realizado no PA do município e não na Santa Casa.


No PA, haverá estabilização do caso e transferência para Santa Casa.
A pessoa que chega com a síndrome respiratória bem avançada ela tem que ser entubada em até três minutos. Ela vai ser entubada, estabilizada e mandada para a Santa Casa”, disse. 

Diante de uma forte suspeita de Covid-19, a Santa Casa irá encaminhar o paciente para o hospital de referência na região, no caso, em Ponta Grossa - Hospital regional - ou em Campo Largo - Hospital do Rocio, através da Central de Leitos do Paraná. Essa central é regulada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e reúne todos os leitos disponíveis no estado.
Vai entrar em uma Central de Leitos, e a Santa Casa vai segurar até a Central de Leitos, que é via Estado, liberar uma vaga para Regional, ou para o Rocio em Campo Largo. Não havendo vaga, vai ficar na Santa Casa, explica a secretaria.

No último boletim divulgado pela SESA, a taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 estava em 32% para adultos e 8% para crianças.

Medo

O município de Irati não possui nenhum morador infectado com Covid-19, mas tem oito casos em investigação, conforme boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quarta-feira, 13. Se os casos se agravarem, poderá haver sobrecarga do sistema no município. Por causa disso, as autoridades têm enfatizado a importância da prevenção do Covid-19, para evitar esse cenário. “Esse é o nosso medo. Estamos com quatro leitos, hoje temos 12 casos em investigação. Essa é nossa preocupação”, disse a secretária.
Dos 12 casos, se confirmarmos hoje cinco casos em Irati, nós podemos internar só quatro. A quinta pessoa será transferida para outra localidade que tenha ou infelizmente não tem. Vai morrer porque não tem onde colocar na UTI, disse Derbli.

No dia da entrevista com o prefeito e a secretária na terça-feira, 12, Irati tinha 12 casos em investigação. Esse número foi reduzido para oito no dia seguinte, 13.

Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati mostra que município reduziu de 12 para oito casos em investigação de coronavírus. Foto: Divulgação