notícias

Covid-19: Irati aumenta número de casos investigados com mudança de normativa da SESA

Todas as pessoas que tiverem síndrome gripal terão amostra de exame coletada e encaminhada para teste em laboratórios. Com a mudança, cidade tem 18 casos em investigação

Da Redação


Irati tem 18 pessoas em investigação. Foto: Divulgação
Com a mudança da normativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o município de Irati aumentou a quantidade de casos em investigação de coronavírus (Covid-19). A cidade iniciou a semana com sete pessoas aguardando resultado do exame laboratorial. Agora são 18 iratienses nesta condição.

Isso ocorreu porque a partir desta terça-feira, 26, toda pessoa que procurou uma unidade de saúde e se enquadra na definição de síndrome gripal terá sua amostra de exame coletada e encaminhada para teste no Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) ou em outros estabelecimentos credenciados.

Conforme o Informe Epidemiológico do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Irati já notificou 274 casos de síndromes gripais que receberam atendimento médico desde o início da pandemia em março. 136 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. A quantidade de testes realizados subiu para 138. Desses, 120 apresentaram resultado negativo e 18 estão em investigação. Um morador do interior de Irati diagnosticado com a doença já se recuperou.


Em Rebouças, os dados atualizados pela secretaria Municipal de Saúde na noite de terça-feira, 26, mostram que os dois pacientes contaminados estão curados. Além disso, a cidade apresenta quatro casos suspeitos, 20 descartados e 33 monitorados.

Em Rebouças, dois moradores já se recuperaram da doença. Foto: Divulgação
Em Fernandes Pinheiro, o homem que teve Covid-19 continua internado no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Seis moradores de Fernandes Pinheiro realizaram o teste e tiveram resultado negativo. Mais 32 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. Esses munícipes apresentaram melhoras em seu quadro clínico após duas semanas de isolamento. Cinco casos continuam em análise aguardando resultado do exame laboratorial. Dezenove pessoas estão em isolamento social por 14 dias, pois tiveram sintomas de síndromes gripais.

Boletim Covid-19 de Fernandes Pinheiro atualizado na tarde de terça-feira, 26. Foto: Divulgação

Já em Imbituva são 28 casos de coronavírus. Vinte e quatro pessoas já se curaram da doença. Quatro moradores permanecem em quarentena.

A 4ª Regional de Saúde de Irati já contabilizou 35 pessoas infectadas desde o início da pandemia. São 28 diagnósticos da doença em Imbituva, dois em Mallet e Rebouças, um nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Inácio Martins. São 29 pessoas recuperadas na região, sendo 24 em Imbituva, duas em Rebouças e uma em Mallet, Inácio Martins e Irati. Somente as cidades de Rio Azul, Guamiranga e Teixeira Soares ainda não tiveram pessoas diagnosticadas com coronavírus até o momento.

Ponta Grossa registra 62º caso de Covid-19

Em Ponta Grossa, mais um caso positivo foi confirmado nesta terça-feira, 26. Desta forma, o município dos Campos Gerais já registrou 62 pessoas infectadas. São 35 casos recuperados e 27 ativos, sendo 25 em isolamento domiciliar e dois internados em enfermarias. Ponta Grossa ainda tem 1.509 moradores monitorados em casa e um caso suspeito hospitalizado.

Ponta Grossa tem 27 ativos, sendo apenas dois internados. Foto: Divulgação

Hospital Regional diminui taxa de ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que chegou quase a lotação máxima no fim de semana caiu para 10%. Somente um leito de UTI adulto estava sendo ocupado nesta terça-feira, 26. Nos leitos clínicos, a ocupação era de 12% com três pacientes hospitalizados. O hospital Regional dispõe de 25 leitos clínicos e dez de UTI adulto para atender moradores de Ponta Grossa e outras cidades da região, já que a instituição é referência no atendimento de pacientes com coronavírus.

Outros município da 3ª e 5ª Regionais de Saúde

Nos outros municípios da 3ª Regional foram diagnosticados quatro casos em Jaguariaíva e Castro, dois em Ivaí e Palmeira e um em Carambeí, conforme boletim da SESA. São dois recuperados em Palmeira e Ivaí, três em Castro e um em Carambeí. Um caso confirmado em São João do Triunfo ainda não consta no Informe Epidemiológico estadual. Uma morte em Jaguariaíva também não foi informada pela SESA.

Guarapuava também registrou mais um caso de Covid-19 nesta terça-feira, 26. A cidade tem 29 casos confirmados e 12 recuperados. Dos pacientes contaminados que estão em recuperação são 14 em isolamento domiciliar e três internados. Guarapuava ainda tem 18 pessoas em investigação, 145 monitoradas, 601 liberadas da quarentena e 463 casos descartados.

São mais oito pacientes infectados nos municípios da 5ª Regional. São dois moradores contaminados em Pitanga, Pinhão e Laranjeiras do Sul e um em Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu, que apareceu pela primeira vez no boletim nesta terça-feira, 26. Os dois moradores do Pinhão que tiveram Covid-19 já se recuperaram.

Guarapuava 29 casos confirmados e 12 recuperados. Foto: Divulgação


Paraná tem 159 óbitos e 1.795 pessoas recuperadas

No Paraná, o total de pessoas curadas é de 1.795 (51,1% do total de infectados). A taxa de letalidade é de 4,5%. São 159 óbitos e 3.512 casos registrados. Nas últimas 24 horas foram confirmados 182 novos casos e três mortes, sendo dois homens e uma mulher. Os homens moravam em Cascavel e Rancho Alegre. Eles tinham 69 e 18 anos. Já a mulher, de 70 anos, residia em Curitiba.

225 cidades paranaenses registraram pelo menos um caso de Covid-19. Em 63 municípios há registro de óbitos pela doença. São 37 mortes em Curitiba, 20 em Londrina, sete em Cascavel, seis em Paranavaí e Maringá, quatro em Paranaguá, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Campo Mourão, três em Apucarana, Pinhais, Campina Grande do Sul e Guaíra, duas em Ivaiporã, Siqueira dos Campos, Campo Largo, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e um óbito nos municípios de Braganey, Jesuítas, Araruna, Campina da Lagoa, Iretama, Luiziana, Terra Boa, Umuarama, Cianorte, Jussara, Guairaçá, Mirador, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antonio do Caiuá, São João do Caiuá, Tamboara, Mandaguari, Santa Fé, Sarandi, Arapongas, Cambé, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Sapopema, Uraí, Guapirama, Quatiguá, São José da Boa Vista, Manoel Ribas, São João do Ivaí, Guaraqueçaba, Contenda, Quitandinha, Rio Negro, Pato Branco, Rancho Alegre, Ampére e Verê.

No Brasil se aproxima de 25 mil mortes

Segundo dados do portal G-1 obtidos junto às secretarias estaduais de saúde foram registradas 24.593 mortes e 394.507 casos de coronavírus no País até a noite de terça-feira, 26.