notícias

Coronavírus: Quatro reboucenses aguardam resultado de exame laboratorial

Essas quatro pessoas tiveram amostras de sangue coletadas, sendo duas em um estabelecimento particular, uma em um hospital fora da cidade e uma pela própria secretaria de Saúde de Rebouças

Rodrigo Zub


Quatro casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados em Rebouças. Foto: Divulgação

Rebouças tem quatro casos suspeitos de coronavírus, segundo boletim da secretaria Municipal de Saúde divulgado na tarde desta segunda-feira, 11. Até agora, o município não teve pessoas infectadas pela doença.

A secretaria de Saúde esclarece que dois reboucenses consultaram e coletaram material em um estabelecimento particular, que foi encaminhado para um laboratório particular em outra cidade. O resultado desses exames deverá ser divulgado na quinta-feira, 14. Uma pessoa está internada fora da cidade e teve o material coletado nesta segunda-feira, 11. Ele será enviado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Neste caso, o resultado pode ser disponibilizado até sexta-feira, 15. Um morador teve o material coletado pela própria secretaria de Saúde de Rebouças na noite de sábado, 9, com possibilidade de o resultado sair até quarta-feira, 13.

Rebouças ainda monitora nove casos. Nove casos já foram descartados. Em Teixeira Soares são sete munícipes em monitoramento. As cinco pessoas que realizaram o teste laboratorial tiveram resultado negativo. O município ainda contabiliza 46 casos notificados e 57 liberados do isolamento domiciliar por não apresentarem sintomas da doença. 

A 4ª Regional de Irati tem dez casos de coronavírus em investigação, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado nesta segunda-feira, 11. Cinco moradores de Irati, três de Mallet e um dos municípios de Rebouças e Imbituva aguardam resultado do exame laboratorial, conforme os dados estaduais.

Até o momento foram notificados três casos da doença na 4ª Regional. Uma moradora de Inácio Martins, de 61 anos, já se recuperou após permanecer em isolamento domiciliar e não apresentar sintomas. Já um homem que reside no distrito do Rio Claro do Sul, no interior de Mallet, de 60 anos, recebeu alta do hospital Regional São Camilo, em União da Vitória, nesta segunda-feira, 11. Conforme informações da reportagem do Canal 4TV, durante o período de internamento, não houve necessidade de utilizar aparelhos para o paciente respirar. Ele foi monitorado enquanto estava em um leito normal do hospital. Depois de ser liberado, o morador de Mallet vai permanecer em isolamento por 14 dias. Se não apresentar sintomas da doença após esse período, ele passa a ser considerado um caso recuperado. Em Mallet são nove notificações de síndromes gripais sintomáticos respiratórios, quatro casos suspeitos e quatro descartados, além do paciente infectado.

O último caso de Covid-19 na região foi diagnosticado em Imbituva. O morador da localidade de Mato Branco possui 59 anos e está em isolamento domiciliar.


Boletim de coronavírus divulgado pela secretaria de Saúde de Mallet no dia 11 de maio. Foto: Rádio Studio W

Em Teixeira Soares são sete pessoas monitoradas. Foto: Divulgação
Na 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa registrou o 25º paciente infectado, conforme boletim da SESA. O Informe Epidemiológico estadual ainda mostra sete casos investigados e 12 pessoas curadas. São mais três infectados em Castro, dois em Palmeira e um em Ivaí. Palmeira e Castro tem dois moradores recuperados. Tibagi e Piraí do Sul tem um caso em investigação.

Na 5ª Regional, Guarapuava apresenta 16 casos confirmados, seis pacientes em investigação e sete recuperados no boletim da SESA. Já o Pinhão tem duas notificações e duas pessoas recuperadas. Os dados da secretaria de Saúde de Guarapuava revelam que a cidade tem 374 casos descartados de coronavírus com resultado negativo do exame laboratorial, 142 pessoas em isolamento domiciliar e 423 liberados da quarentena. São 15 guarapuavanos aguardando resultado do exame laboratorial. O boletim municipal ainda registra 17 casos confirmados, sete curados e um óbito em decorrência de Covid-19.

Prudentópolis, que ainda não teve moradores infectados, tem uma pessoa aguardando resultado do exame, de acordo com a SESA. No boletim municipal, Prudentópolis não tem casos em investigação. O município já soma 21 casos descartados e nove monitorados considerados sintomáticos, que estão em casa e tiveram sintomas da doença.

Prudentópolis não tem nenhuma pessoa aguardando resultado do exame laboratorial. Foto: Divulgação
Na 6ª Regional, União da Vitória diagnosticou sete pessoas com coronavírus. Todos já se recuperaram, segundo o boletim da secretaria Municipal de Saúde, que ainda aponta seis casos suspeitos e 140 descartados. No Informe Epidemiológico Estadual são seis moradores curados e quatro em investigação em União da Vitória. General Carneiro também tem um paciente diagnosticado com coronavírus. Em Antonio Olinto, uma pessoa está aguardando resultado do exame laboratorial.

Boletim da secretaria de Saúde de União da Vitória. Foto: Divulgação

Guarapuava tem um óbito, 17 casos confirmados e sete recuperados, segundo secretaria Municipal de Saúde. Foto: Divulgação

Paraná registra duas mortes e 14 novos casos no boletim da SESA

A SESA registrou 14 novos casos de coronavírus e duas mortes nesta segunda-feira, 11. Com essa atualização, o Estado já registrou 1.849 notificações da doença e 111 óbitos. São 153 cidades com casos confirmados e 44 com registros de mortes. Os dois homens que faleceram e passaram a constar no Informe Epidemiológico estavam internados e morreram no sábado, 9. Ambos tinham 83 anos e moravam nos municípios de Ampére e Londrina.

Os 14 novos casos confirmados residem em Agudos do Sul (2), Centenário do Sul (1), Curitiba (1), Guarapuava (1), Paranaguá (1), Ponta Grossa (1), Pontal do Paraná (2), Quitandinha (2), Ribeirão do Pinhal (1), Tuneiras do Oeste (1) e Uraí (1).

Entre os 1.723 leitos de Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes Covid-19 (suspeitos ou confirmados) 392 estavam ocupados nesta segunda-feira. Isso representa ocupação de 23% do total de leitos.

Entre os internados no leito exclusivo da Covid-19, 64 pacientes têm o diagnóstico confirmado para a doença. Os demais aguardam confirmação da doença. No total, há hoje 545 pacientes internados no SUS e mais 56 em leitos de hospitais privados. Chega, portanto, a 601 o número de pacientes internados, por suspeita ou confirmação da doença.

A quantidade de testes realizados no Paraná chegou a marca de 16.932. Boa parte deles, 15.050 tiveram resultado negativo e 572 estão em investigação.

Mortes no Brasil

O Brasil havia registrado 11.519 mortes e 168.331 casos confirmados de coronavírus até a noite desta segunda-feira, 11.

Confira o número de mortes por Estados: Acre (45); Alagoas (138), Amapá (73); Amazonas (1035); Bahia (211); Ceará (1.189); Distrito Federal (44); Espírito Santo (196); Goiás (49); Maranhão (399); Mato Grosso (19); Mato Grosso do Sul (11); Minas Gerais (121); Pará (708); Paraná (111); Paraíba (139); Pernambuco (1.087); Piauí (45); Rio Grande do Norte (92); Rio Grande do Sul (105); Rio de Janeiro (1.770); Rondônia (47); Roraima (24); Santa Catarina (69); São Paulo (3.743); Sergipe (37) e Tocantins (12). O total de pacientes recuperados de Covid-19 no Brasil é de 67.384 pessoas.