notícias

Capacidade de UTI para encaminhamento da 4ª Regional está em 38%


Chefe da 4ª Regional,  Walter Trevisan, confirmou à Najuá, na sexta-feira dia 15, capacidade das UTIs da macro região em 38%. Confira gráfico específico do Hospital Regional de Ponta Grossa, para onde, a princípio, os pacientes de Irati serão encaminhados.

Ilustração/Divulgação AEN
Da Redação com reportagem e texto RPC

Paraná tem 549 leitos de UTI para adultos com coronavírus; veja distribuição de vagas por região 

Relatório da Secretaria de Estado da Saúde revela em quais cidades e hospitais há leitos pediátricos e adultos disponibilizados exclusivamente para tratamento da Covid-19.

O Paraná possui 549 leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto disponíveis exclusivamente para tratamento de pacientes com o novo coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O relatório com a distribuição das vagas por região foi obtido pelo Boa Noite Paraná, da RPC, e divulgado nesta quinta-feira (14).

Segundo os dados da secretaria, além dos 549 leitos de UTI adulto, distribuídos em 27 cidades, a rede de saúde do estado possui 37 leitos de UTI pediátrica exclusivos para tratamento da Covid-19.
A cada semana algum serviço vai abrindo as portas, vai ampliando, eram 532 leitos, já são 549 leitos, e vamos ampliando de acordo com a nossa necessidade, disse o secretário estadual de saúde, Beto Preto.
O secretário destacou ainda que a Sesa possui um plano traçado que pode, em caso de necessidade, abrir mais 590 leitos de UTI adulto exclusivos para pessoas com covid-19.

Beto Preto ressaltou que as equipes analisam a taxa de ocupação que, ao chegar a um limite, será definida a abertura de novas vagas.
A estratégia toda, em outros estados, fala em 80% de ocupação. Como a questão da virada da Covid é muito rápida, nós estamos trabalhando com um número de 60%, disse.
Situação por macrorregiões

A Sesa dividiu o estado em quatro macrorregionais, para controlar o número de UTIs e acompanhar a ocupação dos leitos: norte, oeste, noroeste e leste. Veja a situação de cada uma.

Irati e municípios da 4ª Regional de Saúde encaminharão casos para a região Leste

No leste, são 308 leitos para pacientes adultos espalhados por cidades como Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa. A ocupação dos leitos de UTI adulto (checada em 14 de maio) na região é de 38%.

Chefe da 4ª Regional,  Walter Trevisan, confirmou à Najuá, na sexta-feira dia 15, capacidade instalada de 38%

Confira a situação verificada na data de 18/05/2020 no hospital Regional de Ponta Grossa, para onde, a princípio, os pacientes de Irati serão encaminhados. 

Divulgação prefeitura de Ponta Grossa


As vagas de UTI para tratamento de adultos com coronavírus na macrorregião leste estão em:

Curitiba;
Campo Largo;
São José dos Pinhais;
União da Vitória;
Paranaguá;
Ponta Grossa;
Telêmaco Borba;
Guarapuava.

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Ponta Grossa, nesta quinta-feira, é de 20%, de acordo com a prefeitura (checagem em 14 de maio)

O número mostra uma queda, em comparação com o índice registrado há uma semana. Na quinta-feira da semana anterior, a taxa era de 50%.