notícias

Boletim da SESA confirma 1º caso de Covid-19 em Imbituva

Homem, de 59 anos, mora no interior do município e está em isolamento domiciliar

Da Redação


Rua Getúlio Vargas, no centro de Imbituva. Foto: Google Maps
O primeiro caso de coronavírus (Covid-19) em Imbituva foi confirmado neste domingo, 10, no Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A informação já havia sido divulgada pelo município em comunicado publicado no sábado, 9.

O paciente infectado tem 59 anos e reside na localidade do Mato Branco, interior do município. Ele realizou a coleta da amostra de sangue na quinta-feira, 7. Já o resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) foi disponibilizado no sábado, 9.  O imbituvense está em isolamento domiciliar. “Reforçamos a necessidade das medidas para evitar a contaminação pelo Covid-19, dentre elas, manter distanciamento social, usar as medidas de higiene, o uso de máscaras de pano e isolamento em caso de sintomas gripais”, solicita a secretaria de Saúde de Imbituva em nota assinada por Lisiane Moleta (responsável pela pasta) e Dayane Crystine Retzlaff (enfermeira do setor de Epidemiologia).



Em comunicado divulgado no sábado, 9, secretaria de Saúde de Imbituva confirmou que um morador havia sido infectado. Foto: Divulgação
Esse foi o terceiro caso confirmado de coronavírus na 4ª Regional de Saúde de Irati. A primeira paciente infectada, uma moradora de Inácio Martins, de 61 anos, já é considerada como recuperada, pois não apresenta sintomas depois de 14 dias das primeiras manifestações da doença. O segundo caso confirmado na região foi de um morador do distrito de Rio Claro do Sul, em Mallet, de 60 anos, que está internado no hospital Regional São Camilo, em União da Vitória.

No boletim da SESA deste domingo, 10, mais quatro pessoas que moram na área de abrangência da 4ª Regional estão sendo investigadas. São três moradores de Irati e um de Imbituva aguardando resultado do exame laboratorial.

Em Rebouças, o último boletim municipal divulgado na sexta-feira, 8, mostra que são dois casos suspeitos, três monitorados e nove descartados. Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, são quatro casos em investigação aguardando resultado de exame, 17 descartados e 12 considerados sintomáticos. Nesta condição, as pessoas sentiram sintomas de coronavírus e permanecem em domicílio.

Boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Prudentópolis na sexta-feira, 8. Foto: Divulgação
A 3ª Regional de Saúde subiu para 30 pessoas infectadas com Covid-19. Ponta Grossa tem 24 moradores contaminados e nove considerados curados. Castro possui três pessoas diagnosticadas com coronavírus e dois recuperados. Em Palmeira, as duas pessoas notificadas com a doença já se recuperaram. Ivaí tem um caso positivo. Conforme o boletim da SESA, Ponta Grossa tem 19 casos em investigação, Castro (1) e Tibagi (1).

Na 5ª Regional de Saúde, Guarapuava notificou 15 casos de coronavírus e sete recuperados, segundo Informe Epidemiológico estadual. O boletim da secretaria de Saúde de Guarapuava mostra 16 pacientes infectados, sete curados, um óbito e 416 pessoas liberadas do isolamento social. Dezesseis guarapuavanos aguardaram resultado do exame, 371 casos foram descartados após resultado negativo do exame e 145 estão sendo monitorados em casa. Os dados estaduais revelam que Guarapuava tem cinco casos em investigação.

Na 6ª Regional de Saúde são dois municípios com pessoas contaminadas. No boletim da SESA, União da Vitória tem sete infectados e seis curados. Já o município relata que todos os moradores que contraíram a doença se recuperaram. União da Vitória ainda tem dez casos suspeitos e 137 descartados. General Carneiro registrou o primeiro caso positivo da doença no sábado, 9. No Informe Epidemiológico da SESA são 15 pacientes em investigação na 6ª Regional: Antonio Olinto e Bituruna (1), São Mateus do Sul (3) e União da Vitória (10).

Boletim da secretaria de Saúde de Guarapuava. Foto: Divulgação

União da Vitória tem sete pacientes recuperados, conforme boletim da secretaria Municipal de Saúde. Foto: Divulgação

Paraná registra mais duas mortes e 50 casos de Covid-19


O Paraná registrou mais 50 casos e duas mortes no boletim da SESA deste domingo, 10. Com isso, o Estado tem 1.835 confirmações e 109 óbitos. Os dois homens que morreram estavam internados. Um deles, de 59 anos, morava em Santa Isabel do Ivaí, e faleceu no dia 5 de maio. O outro, de 65 anos, residente de São José dos Pinhais, morreu no dia 8. Até agora, 151 dos 399 municípios do Estado já registraram a doença. Quarenta e três cidades tiveram ao menos uma morte em decorrência da doença.

O número de pessoas infectadas que estão internadas reduziu para 120. São 63 pessoas em leitos de enfermaria e 57 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Recuperados somam 1.210 (66% do total de casos). A taxa de letalidade é de 6%. Do total de casos confirmados, 396 pacientes (21,5%) estão em isolamento domiciliar ou receberam alta. Dos recuperados, 518 são de Curitiba e 692 do interior do Estado. São 949 mulheres diagnosticadas com a doença e 886 homens. No caso de óbitos são 34 de mulheres e 75 de homens.

Brasil tem 11.123 mortes

No Brasil eram 11.123 mortes e 162.699 casos confirmados de coronavírus até a noite de domingo, 10. Confira o número de mortes por Estados: Acre (41); Alagoas (126), Amapá (72); Amazonas (1004); Bahia (202); Ceará (1.114); Distrito Federal (42); Espírito Santo (181); Goiás (47); Maranhão (379); Mato Grosso (18); Mato Grosso do Sul (11); Minas Gerais (119); Pará (652); Paraná (109); Paraíba (135); Pernambuco (1.047); Piauí (42); Rio Grande do Norte (88); Rio Grande do Sul (97); Rio de Janeiro (1.714); Rondônia (43); Roraima (21); Santa Catarina (65); São Paulo (3.709); Sergipe (34); Tocantins (11).