notícias

Atividades da Aula Paraná valem nota e presença

Além de nota, conteúdo estudado através do aplicativo contará como reposição de aulas


Lenon Diego Gauron, edição Jussara Harmuch

O Chefe do Núcleo Regional de Educação, Marcelo Fabricio Chociai Komar, e a diretora do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, de Irati, Maria Amélia Ingles, comentaram em entrevista ao programa “Meio dia em Notícias”, da Rádio Super Najuá, sobre os principais pontos e dúvidas a respeito do programa Aula Paraná, que é uma alternativa encontrada pelo governo do Estado para disponibilizar aulas por meio da internet e televisão aos alunos que estão em casa devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

É uma iniciativa do governo para apoiar os pais e a comunidade escolar nesse período de pandemia em que estamos vivendo. A preocupação é de que os alunos não ficassem ociosos em casa, para que pudessem estar estudando. Nós conseguimos o amparo legal para operacionalizar essas aulas em um período curto de tempo, disse Marcelo.
As atividades feitas através do Aula Paraná valerão nota e que será feita uma avaliação de aproveitamento e frequência do aluno.
Que vai ser atribuído uma nota, a gente tem certeza. Isso pode ser feito de uma forma tranquila, onde se associa isso ao conhecimento. Nós temos que provar que o aluno conseguiu retirar algo de importante daquele conteúdo que foi retirado das aulas. Então essa vai ser uma análise que vai ser feita com carinho para que nenhum aluno sofra prejuízo, disse a diretora.
O aluno precisa assistir às aulas e realizar os exercícios indicados no aplicativo para ter a sua frequência confirmada no ano letivo de 2020. As possibilidades que são ofertadas é o Google Classroom, ou seja, o ‘Google sala de aula’ para marcar presença, assim como o professor, que vai estar presente todos os dias acompanhando os alunos e respondendo as questões e as dúvidas.

Os professores têm liberdade para definir as matérias que são mais importantes aos alunos de cada instituição, excluindo ou adicionando assuntos a serem estudados pelo aplicativo.
Nós precisamos fazer conteúdos que se aproximem dos nossos alunos. E é isso o que os nossos professores têm feito lá no Classroom. Eles colocam as atividades específicas e tiram as dúvidas através dessa ferramenta. As atividades que o professor acha que não têm necessidade de se fazer, ele vai entrar no Classroom e colocar no mural para que o aluno confirme a presença e faça a que foi enviada agora. E aí ele lança a atividade dele, conta.
De acordo com o chefe do Núcleo, os alunos já estão se adaptando ao programa, assistindo às aulas e realizando os exercícios.
Hoje estamos vendo uma grande ascensão por parte dos alunos e da comunidade que estão se adaptando ao sistema. Estamos muito alegres e otimistas com esse trabalho que está sendo feito, pois é um trabalho que está voltado à comunidade que precisa do nosso apoio e atenção escolar.

No começo do programa, houveram críticas por parte dos pais e alunos em relação a qualidade das videoaulas oferecidas.
O material foi regravado em qualidade full HD. As aulas, que antes eram de 45 minutos, agora passaram a ser de 25 minutos para que o aluno também tenha o tempo de resolver a atividade. O Estado está trabalhando também com outras emissoras para que possa atingir o mais breve possível toda a população paranaense,

esclareceu Marcelo, que destaca o protagonismo dos professores.

Questionado sobre a situação dos alunos que não têm acesso às tecnologias para acompanhar às aulas, ele falou da disponibilidade de o aluno retirar apostilas impressas diretamente nas instituições em que estudam.
Nós temos também a opção para os alunos que não têm acesso à tecnologia, que é o material impresso. Esse material é disponibilizado a cada 15 dias pelas escolas. Então, o aluno levando esses exercícios e resolvendo em casa, vai validar a sua frequência e também as suas notas posteriores.

Maria Amélia destacou a importância do foco nos estudos sem descuidar do distanciamento social.

O importante é a gente conscientizar as famílias de que nós não temos outra alternativa. Nós precisamos preservar a vida, precisamos tomar os cuidados necessários e também nós não podemos deixar os nossos alunos sem fazer nada. Os nossos filhos precisam entender que em certo horário ele tem que ficar estudando. Então é preciso trabalhar com eles a responsabilidade de ficarem em casa, estudarem e realizarem as atividades.

O aplicativo Aula Paraná está disponível para Android e também para iOS. Você pode acessar a um tutorial de como baixar e usar o aplicativo através deste link.