notícias

Somente um a cada cinco tinham direito ao saque, segundo levantamento da Caixa

JARDIM DA PAZ
Veja como sacar no Caixa Eletrônico (foto explica mais adiante). Agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento.

Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.

Importante: Se você teve a solicitação do auxílio aprovado e não tem conta na Caixa ou Banco do Brasil ou não informou conta de outro banco, precisa baixar o Caixa Tem e aguardar que o dinheiro caia. O prazo para cair pode levar em torno de 20 dias, a partir do dia que foi liberado. Caso você tenha conta na Caixa ou no Banco do Brasil (mesmo que não tenha informado) ou ainda tenha informado conta de outro banco particular no momento da solicitação , leva em torno de 5 dias para o dinheiro cair nesta conta

Atualização do aplicativo CAIXA Tem (para quem teve auxílio aprovado)

Diferente de outros aplicativos, não vem mensagem para atualizar o CAIXA Tem, você precisa ir na loja de aplicativos do seu celular para atualizar. Também precisará permitir o acesso do aplicativo ao armazenamento e telefone. Veja como faz esta permissão no vídeo abaixo.


Pelo Caixa Tem poderá fazer transferências, mas por enquanto (hoje, dia 29), só faz transferência para contas de terceiros. Pode pagar boletos ou gerar o código/token para sacar nos caixas eletrônicos da Caixa (entre 8h e 22 horas) ou na lotérica. 

É importante que, antes de entrar na fila, todos baixem, atualizem e autorizem as permissões no CAIXA Tem, pois desta forma terão acesso rápido ao pagamento das outras duas parcelas do auxílio. Além do que, com o aplicativo poderão fazer saques no caixa eletrônico em horários diversos (entre 8h e 22h), evitando os picos de aglomeração para se proteger do contágio da pandemia do coronavírus.

Somente para quem, comprovadamente, não conseguir baixar o Caixa Tem, será aceito cópia de RG e CPF junto com originais, para efetuar o recebimento da primeira parcela.

A partir de amanhã, 30, cinco funcionários da assistência social da prefeitura estarão dando orientações e auxiliando, por meio de internet móvel, a realização das operações de atualização e permissão no aplicativo.



Veja como gerar o código que tem validade de 2 horas
Caso tenha expirado, pode gerar outro em seguida


Veja como sacar no caixa eletrônico da CAIXA Econômica Federal
Horário: Das 8 h às 22 horas


Veja as datas de saque


Cadastrei e-mail ou telefone errado

Se na hora de ter feito o cadastro no Auxílio Caixa você colocou o endereço do e-mail ou o número do celular errado, poderá enviar cópia digital de documentos para a caixa validar e proceder com a atualização do seu cadastro no aplicativo Caixa Tem. Podendo, depois disso,  se dá e você poderá acessar para emitir o código - token.

Neste caso (erro digitar e-mail e telefone), siga a instrução:

Enviar cópia digitalizada do RG e CPF, CNH ou carteira profissional (OAB, CREA) para o e-mail geset01@caixa.gov.br em JPEG, PNG JPG ou PDF, de preferência compactado, documento válido e não ter mais de 5 anos, ter boa visualização, sob o risco de ser rejeitado.

Enviar pelo mesmo endereço de e-mail que foi colocado na solicitação do auxílio.
Assunto: Regularização de cadastro + o número do CPF.

A Caixa não faz solicitações de auxílio presencial.

Quem tem Bolsa Família não precisa baixar os aplicativos, recebe da mesma forma que antes. Quem não tem cartão do Bolsa Família deve procurar um CRAS ou os funcionários da prefeitura que estão na fila da Caixa dando orientações, para receber uma autorização de saque, mediante apresentação do número do NIS. Porém, mesmo que tenha o Bolsa Família, se não estiver dentro dos critérios para receber o auxílio, não terá direto. Exemplo: Tem Bolsa Família, mas está empregada/o com registro ou recebe pensão. E quem recebe pelo Bolsa Família mais do que os 600, também não será acrescentado o auxílio. Não soma o auxílio com o valor do bolsa, vale o maior. Se não concordar com a recusa do ministério, pode contestar, solicitar reanálise.

Estas são as três maneiras de acessar o sistema de cadastro para o auxílio R$ 600,00:
Se você tem conta no seu CPF (não vale conta em conjunto) Banco do Brasil ou na própria Caixa, o dinheiro cai automático, independente de ter informado. Mas caso não tenha recebido, a orientação é baixar o aplicativo Caixa Tem para receber.

O aplicativo Auxílio Caixa é para solicitar o auxílio. Quem já tinha o cadastro antes de 20 de março, pode baixar e comprovar se já está incluso, o app avisará se está tudo certo.
→Assista este vídeo com orientações da própria Caixa.


Tem dúvidas de como lidar com o aplicativo Caixa Tem?
→Assista este vídeo com orientações da própria Caixa.


Pelo Caixa Tem poderá fazer transferências, mas por enqanto (hoje, dia 29), só faz transferência para contas de terceiros. Pode pagar boletos, contas de água, luz, telefone ou gerar o código.token para sacar nos caixas eletrônicos da Caixa (entre 8h e 22 horas) ou na lotérica.