notícias

SENAC de Irati recebe doações de produtos para famílias carentes

Campanha promovida pelo Sistema Fecomércio SESC/SENAC visa arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras

Da Redação, com informações Sistema Fecomércio

SENAC de Irati fica na Avenida Vicente Machado, número 24. Foto: SENAC/Divulgação

O Sistema Fecomércio SESC/SENAC/PR lançou uma campanha estadual de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras. O objetivo é auxiliar as pessoas que não tem condições financeiras de adquirir esses produtos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O programa Mesa Brasil do SESC/PR está recebendo as doações e distribuindo os produtos arrecadados para entidades assistenciais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e secretarias municipais de Assistência Social. Em Irati, Prudentópolis, São Mateus do Sul e Castro, os donativos podem ser entregues nas sedes do SENAC, já que as quatro cidades não contam com unidades do SESC.

“Venha participar conosco da campanha estadual do SESC em parceria com o Sindirati e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios. Nós estamos arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e também máscaras e álcool em gel. O SENAC estará recebendo as doações de segunda a sexta-feira das 9 às 17 h na Avenida Vicente Machado, 24. Veja contribuir, vamos ajudar quem mais precisa”, solicita a gerente executiva do SENAC de Irati, Patrícia Ferraz Pedroso Bermudes.

As doações também podem ser realizadas nos estabelecimentos parceiros da campanha. Essas empresas disponibilizam caixas de doações identificadas com a logo do SESC ou da Câmara da Mulher Empreendedora de Irati.  Os alimentos arrecadados serão encaminhados para a secretaria de Assistência Social de Irati.

A lista completa de unidades do SESC e SENAC que podem receber as doações está disponível no site do SESC/PR.


O programa Mesa Brasil está em funcionamento no Brasil há mais de 25 anos com a finalidade de lutar contra a fome e o desperdício. Os focos são a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Paraná, o programa completa 17 anos em 2020.
Somente no ano passado, o Mesa Brasil distribuiu mais de 2 milhões e 100 mil quilos de alimentos, complementando a alimentação de mais de 115 mil pessoas em 82 municípios. A parceria contou com doações de 371 empresas e 632 instituições sociais cadastradas no Programa foram beneficiadas.

Mais de 5 milhões e 200 mil pessoas passam fome no Brasil, conforme dados do relatório “O Estado da Segurança e Nutrição Alimentar no Mundo”, publicado em 2019, pela Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura (FAO). A pesquisa mostra que entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. A quantidade é suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas.

Foto: Sistema Fecomercio/Divulgação