notícias

São João do Triunfo cancela festa do Lavrador e Fumicultor

Recursos destinados para festa, que acontece anualmente no final de abril, serão utilizados para ações de combate ao coronavírus

Rodrigo Zub


Festas do Lavrador e Fumicultor acontecem tradicionalmente no fim do mês de abril de forma simultânea. Foto: Divulgação
O município de São João do Triunfo cancelou a 40ª Festa do Lavrador e a 8ª Festa do Fumicultor, que acontece anualmente no final do mês de abril para marcar o fim da safra de fumo. A cidade concentra um grande número de produtores que se dedicam a essa cultura como fonte de subsistência.

O anúncio do cancelamento do evento foi realizado em um vídeo gravado pelo prefeito Abimael do Vale em sua página pessoal no Facebook. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada em razão da pandemia do coronavírus. Os recursos destinados para a festa serão repassados para o setor de saúde.

“Nós sabemos que não gostaríamos de estar dando essa notícia, mas infelizmente na situação que estamos vivendo está impossibilitado de realizar a festa do lavrador e do fumicultor. Palmeira está cancelando a Expo Palmeira também e outros municípios estão cancelando também. Festa nós vamos fazer em outro momento. Nesse momento devemos continuar a prevenção do coronavírus. Todos esses recursos serão utilizados na área de saúde”, disse Abimael, que gravou o vídeo ao lado do vice-prefeito Geraldo Chaves, que é presidente do Comitê Gestor de Combate ao coronavírus em São João do Triunfo.

Em 2019, a 39ª Festa do Lavrador e a 7ª Festa do Fumicultor foi realizada entre os dias 26 e 28 de abril no Parque Municipal de Eventos Francisco Neves Filho (CTG Rancho da Amizade). A festa teve atividades campeiras, desfile de tratores (tratoraço), feira de artesanato, exposição comercial e industrial e shows com o cantor Eduardo Costa, dupla João Neto e Frederico, João Luiz Corrêa, grupo Portal Gaúcho, entre outras atrações musicais.


Festa do Lavrador e Fumicultor acontece todos os anos no Parque Municipal de Eventos Francisco Neves Filho. Foto: Divulgação