notícias

Quatro iratienses aguardam resultado do exame de coronavírus

JARDIM DA PAZ
Irati não tem casos confirmados de Covid-19, assim como os outros oito municípios que pertencem a 4ª Regional de Saúde, conforme novo boletim da SESA

Rodrigo Zub


Boletim Epidemiológico com casos suspeitos de coronavírus em Irati. Foto: Divulgação
Quatro iratienses aguardam o resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) para saber se foram contaminados com o novo coronavírus (Covid-19). As quatro pessoas que tiveram amostras de sangue coletadas constam como casos em investigação no município.

Conforme o boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quarta-feira, 29, a cidade de Irati não tem casos confirmados da doença. Até agora foram notificados 147 casos suspeitos no município. Oitenta e cinco foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. Sessenta e dois testes já foram realizados. Cinquenta e oito tiveram resultado negativo e foram descartados por critério laboratorial. Quatro pessoas estão sendo investigadas.

4ª Regional não tem pessoas infectados

A 4ª Regional ainda é a única do Estado que não tem casos confirmados de Covid-19. Em Fernandes Pinheiro, o último boletim divulgado na segunda-feira, 27, mostra que somente oito moradores apresentaram sintomas de síndrome gripal. Em Mallet, os dados divulgados na tarde de terça-feira, 28, indicavam quatro notificações consideradas como situações de síndromes gripais sintomáticos respiratórios, um caso suspeito e quatro descartados. Já em Rebouças, o boletim divulgado nesta quarta-feira, 29, revela que 14 pessoas estão sendo monitoradas, sete casos foram descartados e um é considerado suspeito.

Último boletim da secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro foi divulgado na segunda-feira, 27. Foto: Divulgação 
Boletim de Covid-19 em Rebouças. Foto: Divulgação

Situação de casos monitorados em Mallet. Foto: Divulgação


Ponta Grossa confirma mais um caso de coronavírus

Na 3ª Regional, Ponta Grossa teve mais um caso confirmado, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Com isso, já são 13 pessoas infectadas e seis recuperadas no município. Castro prossegue com dois registros de coronavírus e dois pacientes recuperados. Já em Palmeira são dois testes com resultado positivos e um morador curado.

Prudentópolis tem dois moradores investigados

Na 5ª Regional, Prudentópolis tem duas pessoas em investigação aguardando resultado dos exames. Quinze prudentopolitanos realizaram o exame e tiveram resultado negativo e 23 casos estão sendo monitorados. Essas pessoas apresentaram sintomas da doença e permanecem em isolamento domiciliar.

Boletim da secretaria de Saúde de Prudentópolis. Foto: Divulgação

Guarapuava registra décimo caso de Covid-19


Guarapuava confirmou o décimo paciente infectado nesta quarta-feira, 29. A cidade ainda tem um óbito, 284 pessoas liberadas do isolamento domiciliar, 211 moradores monitorados em suas casas, dez casos em investigação aguardando resultado do exame e 276 descartados. No boletim da SESA, Guarapuava tem nove pessoas contaminadas e duas recuperadas.

Em live em sua página no Facebook, o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes, disse que 50% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital São Vicente de Paulo, referência de atendimento de Covid-19, estavam ocupados até essa quarta-feira, 29. São três homens e duas mulheres internadas. Desses, um é adolescente, dois adultos e dois idosos. Dois residem em Guarapuava e três em outros municípios da 5ª Regional. Os cinco pacientes internados aguardam resultado do exame laboratorial para confirmar se estão com coronavírus. Todos estão com ventilação mecânica, ou seja, utilizando aparelho respiratório, conforme o secretário.

Celso afirmou que o primeiro morador de Guarapuava que foi diagnosticado com a doença há mais de um mês continua internado. “Ele está na UTI há mais de 30 dias, está lutando pela vida, os médicos estão cuidando, secretaria de saúde cuidando, todos estão em cima, e a gente está torcendo muito para que ele saia dessa”, revelou.

O secretário ainda relatou que o Comitê de Covid-19 de Guarapuava é formado por oito médicos, inclusive infectologistas, que analisam todos os dados de pacientes suspeitos.

Além de Guarapuava, o município de Pinhão, que também pertence a 5ª Regional, tem dois casos confirmados e um paciente curado.

Guarapuava tem dez casos confirmados e um óbito, que ainda não consta no boletim da SESA. Foto: Divulgação

Dados de União da Vitória

Em União da Vitória, duas pessoas infectadas estão isoladas em casa recebendo acompanhamento das equipes de saúde. Cinco moradores já estão curados. O boletim da secretaria de Saúde de União da Vitória ainda mostra 96 casos descartados e 11 suspeitos. No Informe Epidemiológico da SESA, União da Vitória possui sete casos confirmados e seis pessoas recuperadas.

Boletim de coronavírus de União da Vitória. Foto: Divulgação


Estado registra mais cinco mortes

No Estado, o número de pessoas infectadas com a doença chegou a 1.348 nesta quarta-feira, 29, com mais 77 novas notificações. São 82 óbitos, cinco a mais do que o último boletim. As vítimas residiam em Campina Grande do Sul (homem, de 84 anos), São José dos Pinhais (homem, de 53 anos), Pinhais (homem, de 70 anos), Umuarama (mulher, de 61 anos) e Fazenda Rio Grande (mulher, de 68 anos).
São 37 municípios que já registram óbitos e 127 com casos confirmados.

Os casos confirmados hoje foram em Alto Paraná (2), Amaporã (1), Araruna (5), Araucária (1), Assis Chateaubriand (4), Boa Vista da Aparecida (1), Campo Mourão (3), Carlópolis (1), Cascavel (9), Céu Azul (2), Cruzeiro do Sul (1), Curitiba (9),  Fazenda Rio Grande (2), Foz do Iguaçu (4), Guarapuava (3), Iretama (1), Itaúna do Sul (1), Ivaiporã (1), Londrina (1), Lupionópolis (1), Marilena (1), Maringá (1), Medianeira (2), Paranaguá (2), Paranavaí (5), Pinhais (2), Ponta Grossa (1), Santa Mariana (1), Santa Mônica (1), Santo Antônio do Caiuá (1), São João do Caiuá (2), Terra Rica (4) e Toledo (1).

Mais uma pessoa que não reside no Paraná foi diagnosticada com coronavírus no Estado. Agora são 16 casos de residentes fora do Paraná e dois óbitos. O último caso é um paciente que mora em Tarumã/SP.

Um caso confirmado em Curitiba no dia 27 de abril foi transferido para São José dos Pinhais.

Número de internados e recuperados no Estado

O Paraná tem 151 pessoas internadas, sendo 68 em leitos clínicos e 83 em UTIs. A quantidade de pessoas recuperadas é de 879 (65,2% do total de casos confirmados). Desses, 380 residem em Curitiba. Do total de casos confirmados, 236 pacientes (17,5%) estão em isolamento domiciliar ou receberam alta. Até agora, são 668 homens e 680 mulheres infectadas no Estado. Dos óbitos, 57 são de homens (70%) e 25 de mulheres (30%).

Brasil tem mais de 5.500 mortes por coronavírus

Segundo levantamento do portal G1 junto às secretarias estaduais de saúde foram registradas 5.513 mortes e 79.685 casos confirmados da doença em todo o País até a noite de hoje, 29.

Confira o número de mortes por Estados: Acre (18); Alagoas (41), Amapá (31); Amazonas (380); Bahia (98); Ceará (450); Distrito Federal (28); Espírito Santo (84); Goiás (27); Maranhão (166); Mato Grosso (11); Mato Grosso do Sul (9); Minas Gerais (80); Pará (156); Paraná (82); Paraíba (62); Pernambuco (538); Piauí (24); Rio Grande do Norte (54); Rio Grande do Sul (51); Rio de Janeiro (794); Rondônia (15); Roraima (6); Santa Catarina (46); São Paulo (2.247); Sergipe (12); Tocantins (3).