notícias

Prefeitura de Inácio Martins decreta obrigatoriedade do uso de máscaras

Decreto que determina obrigatoriedade foi assinado pelo prefeito Júnior Benato no último domingo, 12
Prefeitura de Inácio Martins decretou obrigatoriedade do uso de máscaras a partir da próxima segunda-feira, 20. Foto: Facebook Najuá
Paulo Henrique Sava

A Prefeitura de Inácio Martins decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda a população como medida para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 17, pelo prefeito Edemétrio Benato Júnior, o Júnior Benato (PSD), durante live em suas redes sociais. 

O decreto nº 98/2020 foi assinado no último domingo, 12 e passou a valer na segunda-feira, 13. No entanto, como não havia máscaras suficientes disponíveis para a população no comércio martinense, a obrigatoriedade do uso foi adiada para a próxima segunda-feira, 20.  O documento estabelece que todas as pessoas devem usar máscaras ao se dirigirem para o comércio, indústria ou repartições públicas municipais. Comerciantes e munícipes devem adotar também medidas de higiene, como o uso do álcool gel nas mãos, para evitar a transmissão comunitária do vírus. 

O decreto também estabelece o uso de máscaras no transporte coletivo, assim como a higienização constante dos veículos que fazem as linhas intermunicipais que passam por Inácio Martins. Proprietários e funcionários de indústrias e do comércio em geral também serão obrigados a adotar hábitos de higienização e uso de EPI's. 

No decreto, consta ainda a Instrução Normativa nº 02, que explica as formas de se fazer a higienização e quais as prevenções dos estabelecimentos, que devem adotar o distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas (clientes e funcionários). 

A 4ª Regional de Saúde é a única entre as 22 regionais do estado que não tem caso confirmado de Covid-19. Mesmo assim, Benato acredita que isto não significa que pessoas portadoras do vírus mas que não tenham sintomas não tenham circulado pela região. 

"Pode ser que alguma pessoa assintomática já tenha transitado por algum dos municípios da 4ª Regional. O que queremos com estes decretos em Irati e Inácio Martins e outros municípios é que os estabelecimentos comerciais, instituições religiosas, o nosso comércio essencial e as pessoas que transitam nas ruas usem máscara. Se uma pessoa utilizar e outra não, estamos prevenindo apenas 50%. Se todos usarem e se higienizarem com álcool gel e lavarem as mãos frequentemente, nós estaremos nos protegendo em torno de 100%", comentou.



No decreto, o anexo I ensina uma forma de produzir máscaras caseiras, uma vez que o material está em falta em muitos estabelecimentos martinenses. A Associação Comercial de Inácio Martins (ACIIM) se reuniu com alguns voluntários que estão produzindo as máscaras, que serão distribuídas gratuitamente para a população. "Aqui na nossa Associação Comercial, estão se organizando com doações financeiras e de tecido e elástico, e algumas pessoas voluntariamente estão produzindo estas máscaras para a nossa população. A partir da semana que vem, vamos fazer a exigência", frisou. 

"A partir da hora em que o comércio se organizar e distribuir (as máscaras) gratuitamente para a população, vamos exigir que todos usem máscara", completou.