notícias

Prefeito de Irati determina uso obrigatório de máscaras a partir de segunda-feira

Todas as pessoas que estiverem nas filas externas e nas repartições públicas em geral, no comércio, nos prestadores de serviço e nas indústrias do município devem utilizar máscaras

Da Redação


Uso de máscaras será obrigatório a partir de segunda-feira, 13, em Irati. Foto: Rádio Najuá
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, publicou um decreto instituindo a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir da 0 h de segunda-feira, 13, nas filas externas e nas repartições públicas em geral, no comércio, nos prestadores de serviço e nas indústrias do município. Essa determinação faz parte das ações de combate ao coronavírus e leva em conta o retorno das atividades comerciais e considerando a quantidade de pessoas nas ruas da cidade.

Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e outros órgãos de fiscalização do município serão responsáveis em verificar se a determinação está sendo aplicada na prática.


“Tomamos essa iniciativa devido ao fato de que as pessoas ainda não estão conscientes da gravidade do coronavírus, da epidemia do Covid-19 na cidade. Muita gente na cidade, muita gente na rua, pessoas idosas que deveriam estar em casa e estão nas ruas. Muita gente passeando sem ter um motivo ou que seja essencial se deslocar até a cidade seja num supermercado fazer compra, farmácia, enfim, por isso tomamos essa iniciativa a partir de segunda-feira, dia 13, é obrigado você utilizar a máscara para entrar em qualquer repartição pública, comércio em geral, prestador de serviço ou indústria. A máscara pode ser a descartável ou a caseira que as costureiras estão fazendo em Irati. A partir de segunda-feira é bom que você use a máscara na rua também. Nós queríamos que as pessoas saíssem de casa já com a máscara. Infelizmente, as pessoas não estão obedecendo. Então para entrar em qualquer repartição, comércio, lotérica, mercado, banco, onde você tiver que entrar será obrigado a usar a tua máscara. Essa é uma questão de segurança e eu conto com a compreensão e apoio de todos”, solicita o prefeito.

As recomendações da Defesa Civil de Irati para se proteger do Coronavírus são:

Mantenha o ambiente de trabalho limpo e higienizado;

Mantenha superfícies de mesas, objetos, aparelhos telefônicos e estações de trabalho limpas e livres usando desinfetantes regularmente, porque a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do Coronavírus e outras infecções;

Faça lavagem completa das mãos regularmente, faça a lavagem das mãos, e as desinfete com álcool em gel. A correta lavagem das mãos com água e sabão é uma medida importante para impedir a infecção pelo vírus.

Promova a higiene respiratória no local de trabalho;

Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel e jogue-o no lixo. Caso não tenha um lenço no momento, coloque o cotovelo na frente da boca e do nariz. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Tenha consciência de proteger-se e proteger seus colegas de trabalho;

Apresentando sintomas de febre, tosse, respiração ofegante ou dificuldades respiratórias, permaneça em casa por 14 dias, mesmo que os sintomas cessem.

Saídas de campo e vistoria de obras

Mantenha distância razoável entre você e as demais pessoas. Nada de cumprimentos de mãos
Tenha caneta higienizada para assinaturas de documentos, e promova desinfecção após o uso por terceiros;

Higienize mãos e rosto antes de voltar para a sala de trabalho.