notícias

Paróquia Imaculado Coração de Maria comunica que não haverá bênção de alimentos

Padre Paulo Markiw recomenda aos paroquianos que façam a bênção dos alimentos em casa

Da Redação


Paróquia Imaculado Coração de Maria. Foto: Divulgação

O padre Paulo Markiw, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, comunica a todos os paroquianos que, em virtude do contexto de cuidado extremo com a saúde da população, diante do risco de propagação do Covid-19, não será realizada a tradicional bênção de alimentos no Sábado de Aleluia (11). A medida segue também às orientações dos governos federal, estadual e municipal e a um decreto do eparca Dom Meron Mazur, bispo da Eparquia Imaculada Conceição, em Prudentópolis.

O pároco esclarece que, assim como tem ocorrido com a celebração da Divina Liturgia, através dos meios de comunicação, assim será a Liturgia da Sexta-Feira Santa (10), com a exposição do Santo Sudário. O padre Paulo convida os fiéis a ornamentar, em suas casas, um crucifixo na mesa, acender uma vela e passar o dia em recolhimento e oração.

Quanto ao Sábado de Aleluia (11), após a Divina Liturgia da Ressurreição, a bênção dos alimentos que os padres realizarem nas igrejas serão estendidas aos lares. O pároco destaca que o principal elemento é a Oração da Bênção. Quem tiver água benta em casa, no momento que o sacerdote aspergir os alimentos, deve se unir em oração e fazer a aspersão de água benta em suas casas.
Em obediência às orientações do bispo, não serão feitas as tradicionais bênçãos de alimentos na paróquia e em nenhuma das outras comunidades pertencentes à paróquia, evitando-se, assim, aglomeração de pessoas e deslocamento imotivado da população.

Quer receber notícias locais? 

O pároco aproveita o comunicado para pedir aos fiéis que se unam em oração e sacrifício, por todos os que estão sofrendo com o coronavírus, em todo o mundo, e para rezar por todos os agentes de saúde que, incansavelmente, se dedicam a cuidar dos que sofrem. “Nos confiemos sob a proteção da Santa Mãe de Deus e nossa Mãe e vamos unir os nossos sofrimentos aos sofrimentos do nosso Senhor Jesus Cristo, esperançosos e confiantes na sua Gloriosa Ressurreição”. O padre Paulo Markiw deseja a todos uma feliz e abençoada Páscoa.

As comunidades que pertencem a Paróquia Imaculado Coração de Maria são: Gonçalves Júnior (Capela São Pedro e São Paulo); Governador Ribas (Nossa Senhora da Luz); Linha B – Irati (São José Operário); Rebouças (Nossa Senhora do Amparo); Água Clara; Água Mineral – Irati (Nossa Senhora do Rosário); Cerro da Ponte Alta (Sagrado Coração de Jesus e Maria); Inácio Martins (São Pedro); Itapará (Assunção de Nossa Senhora) e Pinhal Preto (São João Batista). Em nenhuma delas ocorrerá a bênção de alimentos.