notícias

Parceria com município garante novo respirador para Hospital Darcy Vargas

Com investimento de R$ 28 mil, Rebouças equipa hospital para eventuais emergências envolvendo pacientes infectados pelo Covid-19

Da Redação, com informações do Portal Notícia da Região e CATVE

Respirador foi adquirido por R$ 28 mil. Foto: Assessoria hospital Darcy Vargas

Uma parceria entre o município de Rebouças e o Hospital Dona Darcy Vargas garantiu a aquisição de um novo respirador automático e de um monitor para a instituição. Segundo o prefeito, Luiz Everaldo Zak, havia a necessidade de se antecipar e equipar o hospital o quanto antes para que ele esteja preparado para, eventualmente, receber pacientes infectados pelo Covid-19. Com a nova aquisição, o Hospital Darcy Vargas passou a ter dois respiradores.

Conforme Zak, houve uma conversa com o administrador do Hospital Darcy Vargas, Márcio Gobor, em que ambos chegaram ao entendimento de que era necessário adquirir um respirador e um monitor. “O respirador, como é mais fácil e mais rápido para o hospital comprar, falei para o Márcio comprar, que a Prefeitura depois faria um repasse adicional para cobrir a compra do respirador. Assim ele fez, para ser mais rápido, porque não podemos perder tempo agora e até porque o hospital não precisa de licitação e pode pagar adiantado, coisa que a Prefeitura não pode fazer”, explica. Segundo o prefeito, o município também buscou apoio entre os empresários locais, a fim de captar recursos para a aquisição. 

Quer receber notícias locais?

Projeto “Médicos de Máquinas”

Na terça (31), servidores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio de empresários e de engenheiros locais, fizeram um mutirão em hospitais da região para consertar e fazer a manutenção de equipamentos hospitalares, a fim de reduzir o impacto pelo Covid-19.

A iniciativa, organizada pelo professor Alexandre Augusto Pescador Sardá, coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, objetiva atuar em todo o Paraná, com frentes locais. Os profissionais Eduardo Pasinato, Carlos Alexandre de Souza Pantaleão e a professora da UTFPR de Ponta Grossa, Marcella Scoczynski Ribeiro Martins, doutora em Engenharia Elétrica, estiveram em Rebouças para fazer a manutenção e reparos em respiradores.

Hospitais que necessitarem de manutenção de equipamentos hospitalares necessários ao combate do novo coronavírus podem entrar em contato pelo telefone (41) 98445-6711. Pelo mesmo telefone, voluntários podem entrar em contato. “Quem quiser ajudar é só entrar em contato que montamos a equipes de trabalho de acordo com a demanda. As empresas são super bem-vindas pois nos auxiliam com equipamentos de medição e reparos. Outras pessoas também podem ajudar na organização, planejamento e contatos”, diz a professora Marcella. Na região dos Campos Gerais, já existem 30 voluntários na iniciativa.