notícias

Palmeira confirma primeiro caso do novo coronavírus

Homem, de 36 anos, está em isolamento domiciliar. Paciente retornou de Porto Alegre (RS) há 15 dias e apresenta sintomas leves da doença

Da Redação, com informações da SESA e da Rádio Ipiranga

Foto: Imagem ilustrativa

O município de Palmeira, que integra a 3ª Regional de Saúde, confirmou, através do site da Prefeitura Municipal, o primeiro caso positivo para o novo coronavírus. O paciente, um homem de 36 anos, mora na Colônia Witmarsum e encontra-se em isolamento domiciliar.

Ele retornou de Porto Alegre (RS) há 15 dias e procurou o Hospital do Rocio, em Campo Largo, no início da semana, com febre, tosse, coriza e síndrome gripal – sintomas de Covid-19. O resultado dos exames foi divulgado na quarta-feira (1º), com teste positivo. O caso também foi confirmado no boletim da secretaria de Estado da Saúde (SESA) de quinta-feira, 2.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira fez um levantamento de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, a fim de monitorar um possível contágio. O homem está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves da doença.

Além do caso já confirmado, Palmeira possui outros três casos em investigação e mais três descartados. O município registra, ainda, 71 pacientes em isolamento domiciliar, que apresentaram sintomas respiratórios, mas que não foram testados, diante do protocolo, que determina a realização do exame em casos mais graves.

Quer receber notícias locais?

Irati

O Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, de quinta-feira (2), mantém o número de casos descartados até o momento: 25. Os casos notificados, que eram 75, subiram para 78, com as três novas notificações que surgiram de quarta (1º) para quinta (2). No Boletim da SESA, constam apenas os 25 casos descartados, porque considera apenas os casos que tiveram amostras coletadas e processadas pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR) ou por laboratórios privados habilitados no Paraná.

Paraná

Além do caso confirmado em Palmeira, a 3ª Regional de Saúde confirmou o quarto caso em Ponta Grossa. O caso inicialmente tinha sido registrado em Curitiba, mas o paciente é morador de Ponta Grossa.

Foram registrados mais 28 casos novos: Curitiba (5), Mandirituba (1), Leópolis (1), Cornélio Procópio (1), Maringá (3), Terra Boa (1), Londrina (1), Cianorte (3), Cascavel (3), Telêmaco Borba (1), Paranavaí (1), São Manoel do Paraná (1), Campo Mourão (4), Campo Largo (1) e Marechal Cândido Rondon (1).

Um homem de 72 anos, morador de Campo Mourão, foi o quarto óbito registrado no Paraná devido ao coronavírus. A vítima tinha sido internada no sábado (28) e morreu na terça (31), num hospital da região, mas a SESA não tinha sido notificada antes pelo município.

O Paraná já soma 258 casos confirmados. A maior incidência está em Curitiba (99 casos confirmados), seguida de Londrina (27), Cascavel (13) e Maringá (13) e Foz do Iguaçu (12). Desses 258 confirmados, seis são residentes fora do Paraná: quatro de São Paulo (SP); um de Brasília (DF) e um de Niterói (RJ). Foram descartados 3.848 casos e outros 638 prosseguem em investigação.

Dos casos já confirmados, seis têm idades entre 0 e 20 anos; 100, de 21 a 40 anos; 89, de 41 a 60; 54, de 61 a 80 e quatro sem idades informadas. A maior parte dos pacientes é de homens: 135.