notícias

Mesmo com estiagem, não haverá rodízio no abastecimento de água em Irati, diz gerente da Sanepar

JARDIM DA PAZ
Abastecimento do Rio Imbituvão e de mais 3 poços artesianos deve suprir a necessidade de consumo, mesmo que a estiagem se estenda por um longo período


Gerente da Regional de Ponta Grossa da Sanepar, Lincoln Vérges, garante que não haverá rodízio no abastecimento em Irati. Foto: Ilustração


Paulo Henrique Sava

A estiagem vem afetando os três estados da região sul do Brasil desde o início do ano. As poucas chuvas fizeram com que o nível dos rios diminuísse bastante. Este problema vem afetando o abastecimento de água em muitas cidades do Paraná. 

O Rio Imbituvão, que abastece 60% do município de Irati , também teve sua vazão reduzida em 40%. Apesar disto, o gerente da regional da Sanepar de Ponta Grossa, Lincoln Vérges, garante que não será adotado o sistema de rodízio de bairros na cidade, uma vez que o município possui três poços artesianos que suprem 40% da demanda de consumo de água. 

“Se, porventura, nos próximos meses continuarmos com esta estiagem, existe a possibilidade de captarmos um volume maior dos poços. Dentro da nossa expectativa, mesmo que haja uma prorrogação deste período de seca, nós acreditamos que passaremos tranquilos em virtude destes poços”, frisou.



Lincoln garante que, apesar de estarmos em um período mais seco do ano, a empresa terá plenas condições de coletar água dos poços. Mesmo assim, ele pede que, neste período de pandemia, os consumidores utilizem a água de forma racional, para não haver desperdícios. 

“Pedimos que os clientes utilizem a água de uma forma racional, preocupando-se basicamente com a higiene do seu corpo e a alimentação e o necessário para que eles tenham ótima higienização e alimentação. É importante deixar de lado as lavagens de calçadas, de carros, a rega de jardins e outras utilizações da água que não são tão necessárias”, finalizou. 

Novo reservatório de água da Vila São João foi inaugurado no início de 2019. Foto: Paulo Henrique Sava/Arquivo Najuá