notícias

Máscaras caseiras devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas

É recomendável usar a máscara de tecido TNT, tricoline ou algodão sempre que sair de casa

Da Redação, com reportagem Deividi Lira/AERP


Foto: Imagem ilustrativa
Diante da escassez de máscaras cirúrgicas e de máscaras N95 nas prateleiras, influenciada pela pandemia de Covid-19, o que levou a uma disparada nos preços, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta orientou e recomendou, na semana passada, a adoção do uso de máscaras caseiras, de tecido, que podem ser feitas em TNT (pano Perfex), tricoline ou algodão.

“As máscaras de pano funcionam como uma barreira física. Não necessariamente ela vai me proteger, se eu estiver a uma menor distância de uma pessoa, da contaminação pelas gotículas e pelas secreções durante o espirro ou tosse. Assim que ela estiver umidificada, devo trocar essas máscaras de pano. Profissionais de saúde devem usar as máscaras cirúrgicas preconizadas”, orienta a chefe da Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Acácia Nasr. Tenha sempre uma máscara reserva e lave-as com água sanitária, deixando-a de molho por dez minutos.

As máscaras cirúrgicas, vale lembrar, são descartáveis e perdem eficácia de filtração bacteriana a partir de quatro horas de uso. As máscaras N95 são de um material mais resistente e a Anvisa, diante do crescimento de demanda por essas máscaras, recomendou aos profissionais a reutilização dessas máscaras por um período de até 12 horas, desde que cumpridos passos obrigatórios para sua retirada sem a contaminação de seu interior.

“Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)”, diz nota técnica da Anvisa divulgada em março.

O site do Ministério da Saúde ensina como providenciar, com material que você tem em casa, máscaras caseiras: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus.

Quer receber notícias locais?