notícias

Lojas de Irati abrem das 13 às 17h neste feriado

Abertura do comércio varejista adotará o mesmo horário de funcionamento da Sexta-Feira Santa (10)

Edilson Kernicki


Lojas da rua Doutor Munhoz da Rocha, no centro de Irati. Foto: Jussara Harmuch
O Sindicato do Comércio Varejista de Irati (SindIrati) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa assinaram convenção coletiva de trabalho que regulamenta a abertura das lojas no feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21), como ocorreu na Sexta-Feira Santa (10). A Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) também aderiu ao acordo firmado entre os sindicatos. As lojas abrem das 13 às 17h.

As empresas devem cumprir as condições previstas no acordo e observar todas as regulamentações definidas por decreto, concernentes à prevenção do contágio do novo coronavírus: fornecimento de máscaras para os funcionários, disponibilização de álcool em gel para a clientela e para funcionários e assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes e os funcionários dentro da loja. Também é necessário observar a determinação, via decreto municipal, sobre a obrigatoriedade de usar máscaras.


“O Sindirati não sabe estimar quantas nem quais empresas estarão abertas, mas esperamos que a maioria delas possa abrir as portas, para que os clientes não se aglomerem nos demais dias, pois lidamos com a perspectiva do aumento das vendas em função do dia das mães”, afirma o presidente do Sindirati, Airton Trento.

Quanto aos acordos de convenções coletivos de trabalho, Trento frisa que os funcionários não terão prejuízo. Mesmo assim, ele afirma que as empresas podem discutir com os empregados o pagamento em dobro por trabalhar no feriado. Ele argumenta que os lojistas pagaram normalmente os funcionários pelas semanas em que o comércio não abriu, que algumas lojas adotam os bancos de horas e que, nesse momento, é importante que impere o “bom senso”. Por ser um expediente de quatro horas, ele é tratado como uma espécie de compensação pelos dias fechados.