Publicidade Topo

notícias

Ivaí confirma primeiro caso de coronavírus

Em comunicado, secretária de Saúde confirmou que uma pessoa foi contaminada e reforçou pedido para que os moradores cumpram as medidas de higiene pessoal

Rodrigo Zub


Imagem aerea de Ivaí. Foto: Paraná/Turismo
O município de Ivaí, na região dos Campos Gerais, que pertence a 3ª Regional de Saúde, registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira, 30, conforme Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). No Paraná foram registradas mais quatro mortes e 60 pessoas infectadas no último dia do mês de abril.

Em um comunicado, a secretária de Saúde de Ivaí, Tânia Kielt, confirmou que uma pessoa foi contaminada. Por isso, ela reforçou a importância dos moradores permanecerem em casa e procurarem as unidades de saúde somente em situações de urgência e emergência. “As orientações continuam as mesmas e seguiremos todos os decretos municipais à risca. Não procurem as unidades de saúde e o hospital se não for caso de urgência e emergência, sabemos que o vírus é altamente contagioso e as unidades de saúde são ambientes perfeitos para transmissão, pois a aglomeração de pessoas suscetíveis/vulneráveis, podendo aumentar a circulação do vírus”.

A secretária também solicita que a população cumpra as medidas de higiene pessoal e use máscaras. “Reforçamos que a única forma de proteção é a lavagem das mãos em água corrente por 20 segundos, várias vezes ao dia, o álcool 70% é utilizado como segunda opção se não tem a disponibilidade de lavagem das mãos constantemente, obrigação do uso de máscaras cobrindo boca e nariz ao tossir e espirrar, limpeza constante de superfícies. A saúde de Ivaí continua exclusivamente tomando todas as precauções e decisões que sejam necessárias para que possam evitar o contágio pelo coronavírus”, afirmou Tânia no comunicado, que não informa o sexo da pessoa diagnosticada com Covid-19.

Comunicado oficial divulgado pela secretária de Saúde de Ivaí após 1º caso de coronavírus ser confirmado nesta quinta-feira, 30. Foto: Divulgação

Ponta Grossa registra 14 pessoas infectadas


O boletim da SESA desta quinta-feira, 30, confirmou mais um caso de coronavírus em Ponta Grossa. Com isso, são 14 pessoas infectadas no município. Seis pacientes já se recuperaram. Mais dois municípios da 3ª Regional tiveram casos da doença. Em Castro, duas pessoas foram contaminadas e duas estão curadas. Já em Palmeira, um morador se recuperou e dois registraram a doença.

São sete casos em investigação laboratorial na 3ª Regional, sendo seis em Ponta Grossa e um em Palmeira. Nesta condição, os pacientes aguardam resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).

4ª Regional tem quatro pessoas aguardando resultado do exame laboratorial

A 4ª Regional de Saúde de Irati é a única no Estado que não tem casos confirmados de coronavírus, de acordo com a SESA. Em Rio Azul, o último boletim divulgado na quarta-feira, 29, indicava 14 pessoas sendo monitoradas e 11 casos descartados. Em Teixeira Soares, a secretaria de Saúde informa que foram notificados 36 casos até a tarde desta quinta-feira, 30. Quarenta pessoas já foram liberadas do isolamento domiciliar, pois não apresentam sintomas da doença. Os quatro munícipes que tiveram amostras de sangue coletadas apresentaram resultado negativo no exame do Lacen. São 21 pessoas monitoradas em Teixeira Soares e nenhum caso confirmado até o momento.

Na 4ª Regional são quatro casos em investigação laboratorial, segundo a SESA. Eles residem em Irati (2), Inácio Martins e Mallet (1).

Último boletim de casos suspeitos de Covid-19 divulgado pela secretaria de Saúde de Rio Azul. Foto: Divulgação

Em Teixeira Soares são 21 pessoas sendo monitoradas. Foto: Divulgação

Prudentópolis zera número de pacientes investigados

Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, zerou o número de casos em investigação. São 17 casos descartados e 21 moradores que estão em isolamento domiciliar, com sintomas da doença. Nenhum prudentopolitano foi infectado.

Prudentópolis zerou o número de casos suspeitos de coronavírus. Foto: Divulgação

Guarapuava registra 11º caso, segundo SESA


Em Guarapuava, o boletim da SESA notificou mais um caso de coronavírus. O município já teve 11 pessoas infectadas e duas recuperadas. Os dados da secretaria de Saúde de Guarapuava contabilizam dez casos confirmados, um óbito e 294 pessoas liberadas do isolamento. A cidade ainda apresenta quatro pessoas investigadas, que estão isoladas e aguardam resultado do exame laboratorial, 163 pacientes monitorados que apresentaram sintomas ou tiveram contato com casos positivos e foram isolados, mas não realizaram exame, e 322 que tiveram o resultado do exame negativo.

No Pinhão já foram confirmados dois casos de coronavírus e uma pessoa se recuperou. A 5ª Regional ainda possui um caso em investigação em Marquinho e outro no Pinhão.

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Guarapuava tem um caso confirmado a menos que a SESA. Foto: Divulgação

União da Vitória tem uma pessoa infectada em isolamento


Em União da Vitória, uma pessoa diagnosticada com coronavírus segue em isolamento domiciliar recebendo acompanhamento das equipes de saúde. São sete moradores infectados e seis curados, de acordo com os dados da SESA. A secretaria Municipal de Saúde ainda registra dez casos suspeitos e 100 descartados.

A 6ª Regional de União da Vitória tem três pessoas em investigação. Dois são moradores de Porto Vitória e um de Cruz Machado.

Em União da Vitória, 100 casos suspeitos já foram descartados. Foto: Divulgação


Paraná tem 60 novos casos e quatro óbitos

O Paraná registrou 60 novos casos e quatro óbitos nesta quinta-feira, 30. Com essa atualização, o Estado passa para 1.407 pessoas infectadas e 86 mortes. Já foram realizados 17.771 testes laboratoriais no Estado. A quantidade de testes negativos é de 16.278. Já em investigação são 380. O número de recuperados é de 915 (65% do total de infectados). Pessoas internadas somam 138, sendo 65 em leitos clínicos e 73 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A taxa de letalidade da doença no Paraná é de 6,1%. São 696 homens diagnosticados com Covid-19 e 711 mulheres. Do total de óbitos, 60 são homens (70%) e 26 mulheres (30%).

Das quatro pessoas que morreram nas últimas 24 horas, três residiam em Curitiba (dois homens com idade de 80 e 77 anos e uma mulher de 87 anos) e um homem em Foz do Iguaçu (com idade de 42 anos).

Dos 399 municípios paranaenses, 131 municípios registraram pelo menos um caso da doença. Os 77 novos casos confirmados hoje são de Amaporã (1), Apucarana (1), Araucária (1), Cambé (1), Campina Grande do Sul (1), Campo Mourão (1), Cascavel (3), Cianorte (1), Colombo (1), Cruzeiro do Sul (1), Curitiba (11), Fazenda Rio Grande (4), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (2), Guaratuba (1), Ivaí (1), Mandaguaçu (1), Mandirituba (1), Maringá (1), Mirador (2), Morretes (1), Nova Londrina (1), Paranavaí (3), Piraquara (1), Ponta Grossa (1), Santa Isabel do Ivaí (2), Santa Isabel do Ivaí (1), São João do Caiuá (6), Telêmaco Borba (6), Três Barras do Paraná (1) e Umuarama (2).

Dezesseis pessoas que residem em outros estados foram diagnosticadas com a doença no Paraná. Duas delas morreram.

Brasil registra 435 mortes nesta quinta-feira, 30

De acordo com levantamento do portal G1 junto às secretarias estaduais de saúde foram registradas 5.916 mortes e 85.261 casos confirmados de coronavírus em todo o País até a noite desta quinta-feira, 30.

Em relação às mortes nas últimas 24 horas, as 435 vítimas fatais da Covid-19 no Brasil colocaram o País na terceira posição das nações com mais óbitos pela doença no período, atrás também dos Estados Unidos (2.552 mortes) e do Reino Unido (674 mortes). O anúncio de hoje, no entanto, não significa necessariamente que 435 pessoas morreram nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário mortes ocorridas dias atrás, mas com confirmação de coronavírus no último dia.

Confira o número de mortes por Estados: Acre (19); Alagoas (47), Amapá (34); Amazonas (425); Bahia (104); Ceará (482); Distrito Federal (30); Espírito Santo (83); Goiás (29); Maranhão (184); Mato Grosso (11); Mato Grosso do Sul (9); Minas Gerais (82); Pará (208); Paraná (86); Paraíba (62); Pernambuco (565); Piauí (24); Rio Grande do Norte (56); Rio Grande do Sul (51); Rio de Janeiro (854); Rondônia (16); Roraima (7); Santa Catarina (46); São Paulo (2.375); Sergipe (12); Tocantins (3). As informações são do portal UOL