notícias

Irati registra oito casos de coronavírus em investigação

JARDIM DA PAZ
Nove municípios da 4ª Regional ainda não registraram pessoas com a doença

Rodrigo Zub

Boletim Epidemiológico de Covid-19 da secretaria de Saúde de Irati. Foto: Divulgação
O Departamento de Vigilância Epidemiológica atualizou o boletim de casos suspeitos de coronavírus em Irati no início da noite de sexta-feira, 24. Agora são oito pessoas em investigação no município. Todas aguardam o resultado dos exames do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).

Até agora, 54 moradores realizaram testes, sendo que 46 tiveram resultado negativo. São 130 casos notificados e 76 descartados por critério Clínico-Epidemiológico. Nenhum iratiense foi infectado com a Covid-19.

Em Imbituva, dez pessoas tiveram amostras de sangue coletadas por apresentarem sintomas suspeitos da doença. Nove casos foram descartados e um morador está aguardando resultado do exame do Lacen. “Continuamos monitorando vários pacientes com quadro de síndrome gripal que consultam nas Unidades de Saúde e Pronto Atendimento. Com o crescente número de casos no Estado do Paraná e o recente aumento de casos no município vizinho de Ponta Grossa, reforçamos a necessidade das medidas para evitar contaminação pelo Covid-19, dentre elas, manter isolamento social, não viajar ou receber visitantes em casa, sair somente quando necessário, usar máscaras de pano quando sair de casa, não levar crianças e idosos para lojas e locais públicos em geral e seguir as recomendações amplamente difundidas pelo Ministério da Saúde ao sair e ao retornar para casa”, diz o comunicado assinado pela Enfermeira do setor de Epidemiologia de Imbituva, Dayane Crystine  Retzlaff.



Comunicação oficial publicado pela secretaria de Saúde de Imbituva. Foto: Divulgação
Em Rio Azul, a secretaria de Saúde está monitorando 11 casos suspeitos de coronavírus. Dez pessoas que apresentaram sintomas suspeitos são considerados casos descartados. Já em Rebouças são oito pessoas monitoradas e sete casos descartados.

A 4ª Regional segue sem casos confirmados de Covid-19, conforme o novo Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na sexta-feira, 24.

Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, um morador está sendo investigado. Treze casos foram descartados com resultado negativo do exame. Vinte e três pessoas estão em isolamento domiciliar depois de apresentares sintomas da doença. Elas são consideradas sintomáticas. Outros 35 prudentopolitanos permanecem em suas residências afastados do convívio social, mas continuam sem sintomas (assintomáticos).

Em União da Vitória, na 6ª Regional de Saúde, o número de casos suspeitos foi reduzido de 13 para dez. Já o de casos descartados subiu de 83 para 86. Seis pessoas foram infectadas, sendo que três já estão recuperadas.

Boletim da secretaria de Saúde de Rio Azul. Foto: Divulgação

Paraná registra mais cinco óbitos


No Paraná, o número de mortes de coronavírus subiu de 60 para 65, de acordo com o boletim da SESA. As cinco mortes ocorreram em Araruna (1), Londrina (2), Terra Boa (1) e São João do Caiuá (1). Todos estavam internados. Hoje foram confirmados mais 38 casos da doença, sendo oito em Curitiba, três em Cascavel e Maringá, duas em Araruna, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Planaltina do Paraná e Londrina e um nos municípios de Guaratuba, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais, Barracão, Campo Mourão, Alto Paraná, Amaporã, Paranavaí, Apucarana, Mandaguaçu, Cambé, Guaraci e Guaíra.

A quantidade de pessoas em investigação também cresceu de 1.483 para 2.357. Até agora, foram realizados 13.694 testes em laboratório público e privados do Paraná. Boa parte dos pacientes (10.713) teve resultado negativo.

A média de idade das pessoas infectadas é de 46,7 anos. São 561 mulheres e 558 homens notificados com a doença. Já a média de idade dos pacientes que morreram é de 68,1 anos. Do total de óbitos, 71% são de homens (46) e 29% de mulheres (19).

O número de pessoas recuperadas é de 620 (55,4% do total de pessoas infectadas). Ainda de acordo com o boletim, 128 pessoas estão internadas por causa do novo coronavírus, sendo 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 52 em leito clínico. Já são 115 municípios que registraram pelo menos um caso de Covid-19. Guaratuba, Barracão e Mandaguaçu confirmaram os primeiros casos nesta sexta-feira, 24.

Brasil tem 3.670 mortes

Segundo o Ministério da Saúde são 52.995 casos de coronavírus no Brasil, com 3.670 mortes provocadas pela doença. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 17.826 casos e 1.512 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 6.172 casos e 570 óbitos.

Confira o número de mortes por estados:

Acre (11); Alagoas (27), Amapá (18); Amazonas (255); Bahia (64); Ceará (284); Distrito Federal (26); Espírito Santo (42); Goiás (24); Maranhão (88); Mato Grosso (8); Mato Grosso do Sul (7); Minas Gerais (54); Pará (75); Paraná (65); Paraíba (44); Pernambuco (352); Piauí (16); Rio Grande do Norte (38); Rio Grande do Sul (31); Rio de Janeiro (570); Rondônia (5); Roraima (3); Santa Catarina (42); São Paulo (1.512); Sergipe (8) e Tocantins (2).

Prudentópolis tem um caso em investigação. Foto: Divulgação

União da Vitória reduziu número de casos suspeitos em comparação ao boletim anterior divulgado na quinta-feira, 23. Foto: Divulgação