notícias

Irati reduz de oito para dois casos em investigação de coronavírus

JARDIM DA PAZ
Irati não tem casos confirmados da doença. Outros oito municípios da 4ª Regional também não tiveram pessoas infectadas até o momento

Rodrigo Zub


Boletim divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Irati. Foto: Divulgação
Irati reduziu de oito para duas pessoas em investigação por coronavírus (Covid-19). O município já notificou 138 casos suspeitos da doença. Porém, ninguém foi infectado até o momento.

O boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta segunda-feira, 27, mostra que 81 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) já coletou amostras de sangue e realizou testes de 57 moradores de Irati. Cinquenta e cinco apresentaram resultado negativo. Dois pacientes seguem em investigação.

Em Rebouças, o boletim da secretaria de Saúde indica que a cidade tem um novo caso suspeito de Covid-19. Nove pessoas estão sendo monitoradas e sete casos foram descartados. Para evitar o contágio, a secretaria de Saúde de Rebouças solicita que os munícipes tomem alguns cuidados básicos. Um deles é sair de casa sozinho e somente em situações indispensáveis. Ao deixar a residência é necessário utilizar a máscara de proteção. Manter distância de no mínimo dois metros nas filas e não cumprimentar outras pessoas com as mãos são outras recomendações. “São medidas simples como essas que vão ajudar impedir e frear o espalhamento do novo coronavirus em nosso município”, ressalta a secretaria de Saúde em publicação no Facebook da prefeitura de Rebouças.

A 4ª Regional de Saúde continua sem casos confirmados de coronavírus em seus nove municípios de abrangência (Irati, Inácio Martins, Imbituva, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rio Azul e Rebouças), de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado na tarde de hoje, 27.

Rebouças não tem nenhum caso confirmado de coronavírus. Foto: Divulgação

Prudentópolis investiga três moradores

Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, três moradores estão sendo investigados. A secretaria Municipal de Saúde esclarece que pacientes em investigação são aqueles que apresentam síndrome respiratória com mais sintomas. Nesta condição é realizada a coleta de exame para encaminhamento ao laboratório credenciado do Estado. O município também possui 21 casos monitorados sintomáticos. Neste caso, a pessoa apresenta sintomas gripais leves e está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Boletim de Covid-19 da secretaria de Saúde de Prudentópolis. Foto: Divulgação
Casos nas regionais de Guarapuava e União da Vitória

Na 5ª Regional somente dois municípios tem casos confirmados da doença. No boletim da SESA desta segunda-feira, 27, Guarapuava aparece com três casos confirmados e dois pacientes recuperados. No boletim da Secretaria de Saúde de Guarapuava são sete casos confirmados e um óbito em decorrência do coronavírus. No município do Pinhão foram diagnosticados dois pacientes com Covid-19 e uma pessoa curada.

Na 6ª Regional de Saúde, União da Vitória é a única cidade que registrou pacientes infectados. São seis casos confirmados e dois recuperados, segundo a SESA. Já a secretaria municipal de Saúde revela que são cinco pessoas curadas.

Ponta Grossa registra 12º caso de Covid-19

Na 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa confirmou o décimo segundo morador com a doença. Metade deles (6) já se recuperaram e retornaram ao convívio social. Castro teve duas notificações e duas pessoas curadas. Palmeira segue com dois casos confirmados e um recuperado.

Estado tem mais duas mortes e 30 casos confirmados da doença

O Informe Epidemiológico da SESA confirmou mais 30 casos, duas mortes e 71 recuperados nesta segunda-feira, 27. Em todo o Estado já são 1.186 pessoas infectadas, 75 óbitos e 753 curados (63,5% do total dos casos confirmados). Dos recuperados, 360 residem em Curitiba e 393 no restante do Estado. Na comparação por sexo, o Paraná tem o mesmo número de registros entre homens e mulheres (593). Já entre as vítimas fatais foram 53 homens (71%) e 22 mulheres (29%). Do total de casos confirmados, 208 pacientes (17,6%) estão em isolamento domiciliar ou receberam alta. A taxa de letalidade, que é a proporção de mortes pelo número de casos é de 6,3 %.

Os 30 novos casos foram registrados nos municípios: Paranaguá (2), Campo do Tenente (1), Curitiba (10), Piraquara (2), Colombo (1), Ponta Grossa (1), Cascavel (1), Campo Mourão (3), Nova Londrina (1), São João do Caiuá (2), Paranavaí (2), Paraíso do Norte (1), Terra Rica (1), Maringá (1) e Apucarana (1).

São 119 cidades paranaenses com registro de casos confirmados e 33 com óbitos pela Covid-19.
Os dois novos óbitos foram de uma mulher, de 55 anos, que residia em Verê, e um homem, de 89 anos, que morava em Ivaiporã. Os dois estavam internados. Quinze pacientes que residem fora do Paraná foram diagnosticados com a doença no Estado. Os pacientes de Registro/SP e Natal/RN morreram.

Três casos já confirmados tiveram alteração nos registros. Um homem, de 62 anos, foi transferido de Siqueira Campos para Fazenda Rio Grande. Já dois homens, de 28 e 53 anos, confirmados em Foz do Iguaçu foram transferidos para o município de Céu Azul.

São 150 pessoas internadas no Estado, sendo 64 em leitos clínicos e 86 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Mortes no Brasil passam de 4.500

Segundo levantamento do portal G1 junto às secretarias estaduais de saúde foram registrados 4.581 óbitos por Covid-19 e 67.256 casos confirmados da doença no País até o início da noite desta segunda-feira, 27.

Confira o número de mortes por estados: Acre (14); Alagoas (34), Amapá (26); Amazonas (320); Bahia (83); Ceará (397); Distrito Federal (28); Espírito Santo (63); Goiás (26); Maranhão (125); Mato Grosso (10); Mato Grosso do Sul (9); Minas Gerais (62); Pará (122); Paraná (75); Paraíba (53); Pernambuco (450); Piauí (21); Rio Grande do Norte (45); Rio Grande do Sul (45); Rio de Janeiro (677); Rondônia (10); Roraima (4); Santa Catarina (44); São Paulo (1.825); Sergipe (11) e Tocantins (2).