notícias

Irati investiga um caso suspeito de Covid-19

Já foram descartados 90 dos 91 casos notificados até agora; 61 foram descartados por critério clínico-epidemiológico e 29 por critério laboratorial

Da Redação


Arte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati investiga um caso suspeito de Covid-19, segundo o Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta terça-feira (7). Ele aguarda os resultados de exames de amostras coletadas, que podem confirmar ou descartar a infecção pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2).

Até agora, foram notificados 91 casos de pessoas com sintomas de síndromes gripais, que obtiveram atendimento médico. Destes, 90 já foram descartados; 61 por critério clínico-epidemiológico, ou seja, os pacientes não apresentaram sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nem tiveram histórico de viagem ou de contato próximo com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19.

Os demais 29 pacientes realizaram exame, por apresentar sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou que pudessem ser considerados suspeitos para Covid-19 ou, ainda, que atenderam a outros critérios, como histórico de viagem ou contato próximo a caso laboratorialmente confirmado. De todos eles, foram coletadas amostras para a realização de testes laboratoriais, cujo resultado leva em torno de uma semana para ficar pronto. Os prazos podem variar conforme a demanda e são realizados pelo Laboratório Central (LACEN-PR) ou por laboratórios particulares credenciados. Destes, 29 já foram descartados por obterem resultado negativo e um aguarda resultado.
Irati permanece sem nenhum diagnóstico positivo para Covid-19.

Quer receber notícias locais? 

Casos no Paraná

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) nesta terça-feira (7) apontou mais 45 novos casos de Covid-19 e mais uma morte em decorrência da doença, somando já 15 óbitos ao todo.

A nova morte foi registrada em Londrina, na região norte do Paraná, e se trata de um paciente de 69 anos. A prefeitura afirmou que o idoso era hipertenso. O homem estava internado desde o dia 18 de março e testou positivo para o novo coronavírus dez dias depois. As mortes ocorreram em Curitiba (3), Campo Mourão (3), Londrina (2), Maringá (2), Cascavel (1), Cianorte (1), Santa Fé (1), Primeiro de Maio (1) e Quatiguá (1).

Os novos casos foram registrados em Curitiba (19), Londrina (7), Cascavel (5), Campo Mourão, Cianorte e São José dos Pinhais (2), Quitandinha, Pinhais, Vitorino, Araruna, Cambé, Foz do Iguaçu, Colombo e Santa Fé.

Segundo a SESA, o Paraná soma 511 casos confirmados, 4962 descartados e 286 em investigação. Há 99 pacientes internados – 61 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum caso de coronavírus foi registrado na 4ª Regional de Saúde

Os dados da SESA, que representam casos suspeitos de Covid-19 que tiveram amostras coletadas e processadas pelo LACEN e por laboratórios habilitados no Paraná, indicam que em toda a extensão da 4ª Regional de Saúde há apenas dois casos em investigação, sendo um em Irati e outro em Imbituva. Já foram descartados três casos em Fernandes Pinheiro, um em Guamiranga, seis em Imbituva, dois em Inácio Martins, 28 em Irati, um em Mallet, seis em Rebouças, cinco em Rio Azul e um em Teixeira Soares. Em Rio Azul, o boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde mostra que 13 pessoas estão sendo monitoradas, seis testes descartaram a contaminação e dois moradores apresentam sintomas suspeitos. Apenas as Regionais de Irati (4ª RS) e de Ivaiporã (22ª RS) seguem sem casos confirmados. As outras 20 Regionais de Saúde paranaenses já confirmaram ao menos um caso.

Os casos já confirmados nas cidades próximas de Irati estão em Ponta Grossa (3ª RS): cinco em PG, dois em Palmeira e dois em Castro; na 5ª RS – um em Guarapuava e um em Pinhão (já curado); na 6ª RS, com dois casos em União da Vitória (uma paciente já curada).

Brasil registra 687 mortes

Em todo o Brasil, já foram registradas 687 mortes por Covid-19. São Paulo lidera o ranking de casos confirmados e de óbitos. São 5.682 casos confirmados e 371 mortes. O Rio de Janeiro é o segundo estado em número de casos confirmados (1.688) e de óbitos (89). O Ceará aparece em terceiro na lista de estados com mais casos confirmados (1.188) com 40 mortes. Pernambuco tem 352 casos confirmados e 34 mortes. Tocantins é o único estado que não registrou óbitos por Covid-19 até o momento.

Mortes por estados:

Acre 1
Amazonas 23
Roraima 1
Rondônia 1
Pará 5
Amapá 2
Mato Grosso 1
Mato Grosso do Sul 2
Maranhão 8
Piauí 5
Ceará 40
Rio Grande do Norte 8
Paraíba 4
Pernambuco 34
Alagoas 2
Sergipe 4
Goiás 5
Distrito Federal 12
Minas Gerais 11
Bahia 14
Espírito Santo 6
Rio de Janeiro 89
São Paulo 371
Paraná 15
Santa Catarina 15
Rio Grande do Sul 8