notícias

Irati disponibiliza testes rápidos para detecção de Covid-19

JARDIM DA PAZ
Testes são indicados para profissionais de saúde e segurança pública e pessoas com sintomas gripais que residam no mesmo local que esses servidores

Da redação



A secretaria de Estado da Saúde (SESA) forneceu ao município de Irati aproximadamente 240 testes para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 (novo coronavírus). 

Ele é indicado para pessoas sintomáticas e que se enquadrem nas seguintes categorias:

Profissionais de saúde da linha de frente, com diagnóstico de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta, desconforto respiratório);

Profissionais de segurança pública (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal) com diagnóstico de Síndrome Gripal;

Pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança pública em atividade.

Devido às características da infecção pelo SARS-Cov-2, nos primeiros dias, após o início dos sintomas, os anticorpos não são detectados pelo teste. Para garantir a eficácia do exame, é necessário que o teste seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. Porém, o paciente precisa estar, no mínimo, a 72 horas, sem sintomas.


O teste rápido será realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Irati. É preciso agendar o atendimento pelos telefones 9-9104 1938 ou 3907-3155.

Os testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.