notícias

Informações para recebimento do auxílio de 600 reais

A CAIXA iniciará, nesta semana, novas etapas de disponibilização do Auxílio Emergencial do governo federal. Cerca de R$ 4,7 bilhões do benefício serão disponibilizados a 9.426.703 brasileiros do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e do Bolsa Família.

Uma fila enorme se formou desde cedo na agência da Caixa em Irati no dia de hoje (14). A Najuá conversou com algumas pessoas e constatou que a maioria estava em busca de informações. Na porta do banco cartazes identificam a direção de duas filas, uma para atendimento presencial e outra para acesso aos caixas eletrônicos. O local tem marcas no chão delimitando o espaço de cada pessoa na fila, o distanciamento é de menos de um metro e meio, conforme se é recomendado. Um funcionário conversa individualmente com as pessoas da fila para atendimento presencial, esta já virava a quadra e uma outra atendente passava orientações para a fila de acesso aos caixas eletrônicos que estavacom pouco fluxo.

Do outro lado da rua, um stand com pia, água e sabão foi disponibilizado pela secretaria de Saúde para possibilitar a lavagem das mãos e também higienizar com álcool gel 70%.

Na porta do banco cartazes identificam a direção de duas filas, uma para atendimento presencial e outra para acesso aos caixas eletrônicos
Bolsa Família
Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito. Nesta semana receberão 2.719.810 beneficiários do Bolsa Família, conforme calendário:

Quinta-feira (16):
• 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1.

Sexta-feira (17):
• 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2.

Veja o calendário completo de recebimento do Bolsa Família
Cadastro Único
Os inscritos no CadÚnico até 20/03/2020 que não façam parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital da CAIXA ou em conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família monoparental.

No caso da Poupança Social Digital CAIXA, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento.

Confira o calendário abaixo: (são datas que os créditos estarão disponíveis para transações, mas não para saque)

Terça-feira (14) a partir das 12h*
nascidos em janeiro

Quarta-feira (15):
nascidos em fevereiro, março e abril

Quinta-feira (16):
nascidos em maio, junho, julho e agosto

Sexta-feira (17):
nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro

*Obs. Todas as contas do Banco do Brasil  já terão créditos na data 14/04


Poupança Digital CAIXA

A CAIXA esclarece que não é necessário corrida às agências ou casas lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial. O banco abrirá automaticamente a Poupança Digital CAIXA para os brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial. Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. O acesso e movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Saque em espécie
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CAIXA escalonou o calendário de saque. Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app CAIXA Tem para
pagamentos e transferências, entre outros serviços. Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Mais informações
auxilio.caixa.gov.br
Central de Atendimento CAIXA – 111
Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
Secretaria de Saúde disponibiliza lavatório na frente da caixa Econômica

Fila para acesso à atendimentos presenciais na  Caixa vira a quadra