notícias

Diocese de Ponta Grossa libera presença de fieis em celebrações

JARDIM DA PAZ
Celebrações serão retomadas em municípios onde a atividade religiosa foi liberada. Confira os horários de missas nesta nova configuração, sob as recomendações para conter a pandemia do novo coronavírus
Igrejas dos municípios de Ponta Grossa, Irati e outros da Diocese que autorizaram atividades religiosas retomarão presença do público nas missas mantendo as medidas de higiene e isolamento social. Foto: Portal A Rede

Paulo Henrique Sava


A Diocese de Ponta Grossa decidiu retomar as celebrações de missas com a presença de fieis nas paróquias e capelas maiores. A decisão é válida para os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e outros da Diocese que autorizaram o funcionamento de atividades religiosas nesta semana.

Em Ponta Grossa, as celebrações haviam sido liberadas, mas o bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi voltou atrás em sua decisão após uma conversa com o procurador-geral do município, João Paulo Vieira Deschk. Desta forma, as 23 paróquias da cidade continuarão realizando missas sem a presença da população. "É prudente aguardarmos mais um pouco, pois, durante a semana que vem, teremos um parecer sobre esse assunto", afirma o vigário geral da Diocese, Padre Joel Nalepa, em comunicado enviado aos sacerdotes no início da noite desta sexta-feira, 24.

Já as paróquias dos municípios onde as celebrações foram liberadas devem seguir o Plano de funcionamento de reabertura das atividades religiosas (missas), publicado no início da tarde de sexta, 24. No documento, o bispo lembra que, antes de tudo, a Igreja está comprometida com a defesa da vida humana. “Portanto nossas decisões brotam da preocupação com a proteção das pessoas, especialmente dos idosos e grupos de risco, que não podemos em absoluto expor ao contágio”, diz um trecho do documento.

A recomendação da Igreja Católica é que crianças e idosos permaneçam em casa e continuem acompanhando as celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais das Paróquias. Em Irati, você pode acompanhar as transmissões das missas aos domingos, a partir das 08 horas, direto da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, transmitida pela Najuá FM 106,9, e às 10 horas direto da Paróquia Nossa Senhora da Luz, pela Super Najuá FM 92.5. 

“A nossos queridos fieis idosos, às crianças, e a todos que não tenham absoluta necessidade de sair, repetimos mais uma vez: “Fique em casa!”. Infelizmente não podemos ainda 'baixar a guarda', achando que o pior já passou em nossa região e em todo o País”, frisa a nota. 

Normas

Para o restante do público, as igrejas devem adotar medidas de higiene e isolamento social. As medidas são as seguintes:

- Afastamento dos bancos de modo a manter a distância de 1,5 m entre as pessoas e com a capacidade de 30% da lotação permitida para cada igreja;

 - Higienização dos bancos antes e após a celebração, bem como higienização com álcool em gel para cada participante na entrada da igreja;

 - Uso de máscaras pelos participantes da celebração;

 - Não haverá fila para ofertas nem para a comunhão, de modo que os Ministros irão até os fiéis (um em cada ponta de banco) para levar a Eucaristia, dada exclusivamente na mão do fiel, e com uso de máscaras;

- Para as ofertas, cada um deixará sua contribuição em local apropriado, sem fila para isso;

- Para a participação do povo na liturgia não se fará uso de folhetos;

- Não haverá cumprimento de mãos, oração de mãos dadas, nem abraço da paz.;

- As celebrações dominicais devem breves com duração de 40 minutos;

- Equipe de Liturgia e canto devem se manter afastadas e tomando os devidos cuidados;

- Será interessante ter uma Equipe de Acolhida ou de Saúde (duas ou três pessoas) encarregadas de observar, vigiar e chamar a atenção de quem esteja sem máscara, muito próximo dos outros ou promovendo grupos de conversa no ambiente da igreja. 

Paróquias de outros municípios devem seguir as normas estabelecidas pelas prefeituras.


Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi assinou documento liberando realização de missas nos municípios que já autorizaram a presença de público nas celebrações. Foto: Diocese de Ponta Grossa



Horários das missas

O bispo sugere que, para facilitar o cumprimento das normas, sejam mantidos os horários de costume das celebrações nas paróquias e capelas maiores. Caso seja necessário, as igrejas poderão disponibilizar mais horários para evitar aglomerações de pessoas. 

Em Irati, a Paróquia São Miguel manterá os horários de missas tradicionais neste fim de semana. No sábado, as celebrações ocorrem às 16h e às 18 horas, e no domingo às 07h, 09h e 19h.  A partir de maio, a igreja estuda oferecer mais dois horários de missas.

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, as missas serão no sábado às 15h e 18h e no domingo às 10h, às 15h e 18h. A Capela São Francisco terá missas aos sábados às 18 horas. A Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Canisianas, terá celebrações aos domingos às 10h. Já na Capela Nossa Senhora das Dores, no Nhapindazal, as missas serão celebradas às 17h. Outras comunidades serão informadas sobre o dia da celebração mensal.

A Paróquia São João Batista, na Vila São João, a princípio terá missas no sábado às 18h e no domingo às 10 horas. 

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terá sete horários de missas no fim de semana, no sábado às 10h, 15h e 17h e no domingo às 08h (transmitida pela Najuá FM 106.9), 10h, 15h e 17 h. Haverá limitação máxima de 100 fiéis por celebração. 

A Paróquia São Sebastião, de Fernandes Pinheiro, irá seguir o calendário divulgado no início do ano. Neste sábado, 25, haverá missas nas comunidades de Boa Vista às 14h e no Assentamento José Gomes às 16 horas. No domingo, 26, as celebrações serão no Assungui às 10h30 e em Avencal às 14 horas. Na matriz, as missas serão no sábado, 25, às 20h, e no domingo às 08h30 e 19 horas, atendendo a recomendação para redução do número de fiéis nas celebrações. A Prefeitura de Fernandes Pinheiro liberou a realização de celebrações nesta sexta-feira, 24. 

A Paróquia Imaculada Conceição de Teixeira Soares reabrirá a partir deste sábado, 25, de acordo com decreto publicado pela Prefeitura. Porém, até o fechamento desta reportagem os horários das celebrações não haviam sido definidos.