notícias

Covid-19: Sete iratienses aguardam resultado do exame do Lacen

JARDIM DA PAZ
Por isso, eles são considerados casos investigados, conforme boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Até agora, ninguém foi infectado no município

Rodrigo Zub


Boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati mostra que município tem sete casos em investigação. Foto: Divulgação
O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati mostra que o município tem sete pessoas aguardando resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) para coronavírus. São três casos em investigação a mais do que o boletim divulgado na quarta-feira, 22. O número de notificações também aumentou de 125 para 129.

Setenta e seis casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. No dia anterior eram 77 casos descartados. A secretaria de Saúde esclarece que uma pessoa anteriormente descartada piorou seu quadro clínico. Por isso, foram coletadas amostras para exame e o paciente passou a ser contabilizado na linha dos sete casos investigados. Cinquenta e três moradores realizaram o teste laboratorial. Quarenta e seis tiveram resultado negativo para Covid-19. Até essa quinta-feira, 23, nenhum caso da doença havia sido registrado em Irati.

A 4ª Regional continua sem pessoas infectadas em seus nove municípios de abrangência (Irati, Inácio Martins, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, Rebouças, Mallet, Imbituva e Guamiranga), conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado na noite de hoje, 23.



Teixeira Soares tem uma pessoa em investigação

A secretaria de Saúde de Teixeira Soares também divulgou dados atualizados de casos suspeitos no município. Até às 15 h de quinta-feira, 23, quatro pessoas realizaram o teste do Lacen. Três delas tiveram resultado negativo e descartaram a contaminação. Um paciente segue em investigação e aguarda resultado do exame. No total, foram notificados 35 casos, sendo que 33 já foram liberados por não apresentarem sintomas da doença. Vinte e duas pessoas ainda estão sendo monitoradas.

Teixeira Soares também atualizou boletim da Covid-19 na tarde desta quinta-feira, 23. Foto: Divulgação
Inácio Martins também tem um caso suspeito

Em Inácio Martins, o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde na quarta-feira, 22, mostrava apenas um caso suspeito.

Ultimo boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Inácio Martins na quarta-feira, 22. Foto: Divulgação

Prudentópolis 

Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, é outro município da região que não tem pacientes infectados. Nenhum morador está aguardando resultado de exame. Doze pessoas já tiveram os casos descartados, pois o resultado do exame foi negativo. O boletim Covid-19 da secretaria de Saúde de Prudentópolis ainda mostra 20 casos monitorados sintomáticos (pessoas que estão em isolamento domiciliar com sintomas gripais leves acompanhadas pelo município) e 35 assintomáticos (que permanecem em casa sem sintomas). Nesta situação, a pessoa não possui sintomas, mas realizou viagem para local com casos confirmados de coronavírus e necessita ser acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde no período de sete a 14 dias para verificar a possibilidade de aparecimento de sintomas. Os dados se referem ao último boletim divulgado na quarta-feira, 22.

Boletim de coronavírus de Prudentópolis. Foto: Divulgação

Guarapuava aguarda confirmação de óbito pela SESA

Guarapuava, que é o município sede da 5ª Regional, tem cinco casos confirmados e uma morte em decorrência da Covid-19. Porém, esse óbito ainda não consta no relatório da SESA. A secretaria de Saúde diz que todos os testes realizados no município deram resultado positivo. O município ainda conta com 179 casos descartados de pessoas que apresentaram sintomas, foram isoladas e realizaram o exame com resultado negativo. São 29 pessoas investigadas aguardando resultado do exame e 292 que apresentaram sintomas ou tiveram contato com casos positivos e foram isoladas. Neste caso, elas ainda não realizaram exame. O número de pessoas liberadas do isolamento domiciliar é de 173. Segundo o boletim da SESA, além de Guarapuava, o município do Pinhão, também da 5ª Regional, tem dois casos confirmados de coronavírus e um paciente recuperado.

Situação da Covid-19 em Guarapuava. Foto: Divulgação

União da Vitória tem 13 casos suspeitos

Na 6ª Regional somente União da Vitória registrou seis casos, sendo que três deles já foram curados. O município ainda contava com 13 casos suspeitos e 83 descartados até às 14 h de quinta-feira, 23.

Em União da Vitória já são três pessoas recuperadas. Foto: Divulgação

Ponta Grossa sobe para 11 casos confirmados

Na 5ª Regional, Ponta Grossa subiu para 11 casos confirmados da doença, com cinco recuperados. Palmeira teve dois infectados e um curado. Já Castro registra dois pacientes com Covid-19 e dois recuperados.

Número de mortes no Paraná sobe para 60

O boletim de hoje da SESA apontou duas novas mortes causadas pelo coronavírus no Paraná, sendo uma em Siqueira Campos e outra em Santo Antônio do Caiuá. Os dois estavam internados e tinham 54 e 92 anos, respectivamente. Sendo assim, subiu para 60 o número de óbitos no Estado, que ainda registrou mais 19 novos casos e chegou a 1.082 confirmações da doença. Já o número de casos investigados subiu de 549 para 1.483. Até agora foram realizados 12.448 testes laboratoriais. Desses, 10.360 foram negativos.

Ao todo, 132 pacientes continuam internados e 564 são considerados recuperados. Do total de internados, 75 permanecem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 57 estão em leitos normais. De acordo com a SESA, 112 cidades paranaenses já registraram ao menos um caso do novo coronavírus.

Segundo informações do portal G1 foram registradas 3.331 mortes provocadas pela Covid-19 e 50.036 casos confirmados da doença em todo o País até a noite desta quinta-feira, 23.