notícias

Boletim da SESA aponta seis casos de coronavírus em União da Vitória

Dos seis casos confirmados, três pacientes já estão recuperados e três permanecem em isolamento domiciliar

Da Redação


Boletim da Secretaria de Saúde de União da Vitória. Foto: Divulgação
Seis casos de coronavírus foram confirmados em União da Vitória, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado na tarde de domingo, 19. Três pacientes já foram curados. Por isso, a secretaria Municipal de Saúde considera somente os três moradores que foram diagnosticados com a doença e continuam em isolamento domiciliar.

No boletim da secretaria de Saúde de União da Vitória ainda constam 14 casos suspeitos e 63 descartados até às 10 h de domingo, 19. O município enfatiza que é proibido divulgar a identidade ou qualquer dado dos pacientes.

Em entrevista a reportagem da rádio CBN/Verde Vale, o secretário de Saúde, Ary Carneiro Júnior, ressaltou que as três pessoas que estão com a Covid-19 passam bem e permanecem em casa. Já os três moradores recuperados retornaram ao convívio social com a sociedade depois de ficarem 14 dias em suas residências.

O secretário solicitou para que a população permaneça em isolamento e mantenha os cuidados de distanciamento e higiene pessoal. “Alertar a população que é fundamental a autoproteção, lavar as mãos, fazer a higiene, utilizar álcool gel, arejar as residências e evitar o máximo circular no centro e ao conversar com pessoas manter distanciamento”, recomenda Ary.

Na 6ª Regional, União da Vitória é o único município com casos confirmados de coronavírus.


Guarapuava tem três casos confirmados de Covid-19

Em Guarapuava, que pertence a 3ª Regional, três moradores foram infectados. Um deles está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, desde o dia 20 de março. O paciente tem 57 anos e foi diagnosticado com a doença no dia 26 de março.

O segundo caso diagnosticado em Guarapuava é de um paciente que já foi curado. Ele realizou o exame em um laboratório particular, que teve resultado positivo divulgado na quinta-feira, 16.

Em transmissão de vídeo na sua página pessoal no facebook no sábado, 18, o secretário de Saúde, Celso Góes, disse que o guarapuavano já superou os 14 dias de isolamento e não apresenta sintomas da doença. “Temos uma pessoa que viajou em território nacional passou por vários aeroportos, inclusive de São Paulo. [Ele] ficou em isolamento domiciliar tem o resultado positivo no laboratório particular. Nós coletamos nova amostra fizemos no nosso laboratório municipal outro teste rápido, fizemos de toda a família, fizemos da pessoa que ele entrou em contato, ele já superou os 14 dias, não tem sintomas, está muito bem, a família muito bem, mas as pessoas escrevem coisas que não são verdadeiras nas redes sociais”, disse Celso, que pediu a colaboração da população para que compartilhe somente informações de fontes confiáveis.

O terceiro caso de coronavírus em Guarapuava foi divulgado no sábado, 18. Conforme o secretário de Saúde, a paciente, de 32 anos, não está internada e permanece em isolamento doméstico com o filho. Além dos três pacientes com a doença, Guarapuava tem 85 casos descartados com resultado do exame negativo, seis pessoas em investigação aguardando resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), 180 moradores monitorados em isolamento domiciliar e 153 liberados do isolamento domiciliar.

Boletim da Secretaria de Saúde de Guarapuava divulgado na tarde de domingo, 19. Foto: Divulgação

4ª Regional segue sem casos da doença 


A 4ª Regional de Saúde continua sendo a única no Paraná sem casos confirmados de Covid-19. Desde sexta-feira, 17, a SESA alterou a forma de divulgação dos casos notificados no Paraná. A partir de agora somente os casos confirmados, óbitos e pacientes recuperados constam no Informe Epidemiológico.

Em Irati, até sexta-feira, 17, foram notificados 118 casos suspeitos de coronavírus. Setenta e cinco foram descartados por critério clínico-epidemiológico. Quarenta e três pessoas realizaram testes, sendo que 37 tiveram resultado negativo para Covid-19. Seis pacientes estão em investigação aguardando resultado do exame do Lacen.

Último boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Irati na sexta-feira, 17

Ponta Grossa confirma sétimo caso positivo de coronavírus

Na 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa confirmou o sétimo caso da doença neste domingo, 19. Por outro lado, o município tem cinco pessoas recuperadas. Em Castro, os dois pacientes diagnosticados com coronavírus já foram curados. Já em Palmeira são dois casos confirmados e um paciente recuperado.

Paraná registra 50 óbitos

Conforme boletim da SESA divulgado às 17 h de domingo, 19, o Paraná tinha 987 casos confirmados da doença e 50 óbitos. São três novas mortes em comparação com o boletim de sábado, 18. As vítimas residiam em Londrina e Apucarana. Sete municípios confirmaram o primeiro caso de Covid-19 neste domingo, 19: Amaporã, Cruzeiro do Sul, Paranacity, Planaltina do Paraná, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu e Tamboara.

Até agora, o Paraná tem 296 pessoas recuperadas da doença. Segundo a SESA, é considerado recuperado o paciente que teve o teste do coronavírus confirmado pelo Lacen ou pelos laboratórios credenciados e não apresenta mais os sintomas passados 14 dias após o início da doença.

No Brasil já foram diagnosticados 38.654 casos, com 2.462 mortes. Já no mundo são mais de 2 milhões e 200 mil pessoas infectadas e 152.707 óbitos.