notícias

Vacina da gripe esgota no 1º dia de imunização em Irati

Foram aplicadas 3 mil doses somente na segunda-feira, 23. Novo lote de vacinas deve chegar até o fim de semana

Rodrigo Zub
Irati não tem mais doses de vacina contra a gripe disponíveis em função da grande procura no 1º dia da campanha. Foto: Venilton Küchler/Arquivo

Em função da grande demanda, todas as doses de vacina contra a gripe disponíveis em Irati foram aplicadas logo no primeiro dia da campanha. O município recebeu 3 mil doses, quantidade insuficiente para atender a demanda das pessoas que fazem parte do público-alvo: idosos, trabalhadores da área de saúde, professores, profissionais da força de segurança e salvamento, doentes crônicos, grávidas; puérperas; população indígena e pessoas com necessidades especiais.
Segundo a Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Irati, um novo lote de vacinas deve chegar na cidade entre o fim da tarde de quinta-feira, 26, e a manhã de sexta-feira, 27, para que a campanha tenha prosseguimento. O município necessita de 18 mil doses para atender o público prioritário durante a campanha.
“Na data de ontem, a gente deu início da campanha de vacinação contra a influenza aqui em Irati, em função da grande procura o estoque que a gente recebeu de 3 mil doses acabaram na mesma data de ontem. As 3 mil doses já foram aplicadas. Temos previsão de novo recebimento de vacinas no final de semana. Quinta à tarde ou sexta-feira. Assim que chegar o novo lote de vacinas, a gente estará informando para dar sequência a campanha”, afirma a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Denise Homiak Fernandes.  
Ela avalia que a adesão da população a campanha da gripe foi alta em função da mobilização ocasionada em virtude da pandemia do coronavírus. “Por mais que a vacina não proteja contra o coronavírus, ela protege contra os outros tipos de vírus, sendo também muito importante, pois tanto o coronavírus quanto os vírus da influenza provocam complicações graves, incluindo o óbito”, alerta Denise. 
Em todo o País, as secretarias municipais de Saúde adotaram medidas para evitar aglomeração de pessoas durante aplicação da vacina. Em Irati, a população realizou um “drive-thru” para que as pessoas que fossem de carro não precisassem descer do veículo e ter contato com outros cidadãos. Com isso, a população foi vacinada nos próprios carros no Pronto Atendimento Municipal. A estratégia teve resultado positivo e será mantida, segundo a secretaria de Saúde. A vacinação das crianças de seis meses a seis anos acontece dentro dos postos.  
A campanha foi antecipada a nível nacional para reduzir a carga da circulação de influenza e H1N1 na população e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, a vacinação dos grupos prioritários é fundamental como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.