notícias

SESA confirma primeiro caso de coronavírus em União da Vitória

Paciente, de 69 anos, contraiu a doença durante viagem para o Recife/PE. Mulher foi colocada em isolamento e permanecerá nesta condição durante 14 dias

Da Redação, com informações Rádio CBN/Verde Vale


Foto: Imagem ilustrativa

O município de União da Vitória, que é sede da 6ª Regional de Saúde, confirmou o primeiro caso de coronavírus na tarde desta sexta-feira, 27. A paciente, de 69 anos, contraiu a doença em uma viagem para a cidade de Recife, no Pernambuco, estado que já registrou quatro mortes em decorrência da COVID-19.

A mulher apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 22 de março. No dia seguinte, ela procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi coletado o material para o exame em Curitiba. O resultado do teste realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) foi divulgado hoje, 27. O caso confirmado de União da Vitória consta no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na tarde desta sexta.

Em uma coletiva de imprensa, o diretor da 6ª Regional de Saúde, Ricardo Krzyzanowski, disse que a paciente foi colocada em isolamento e permanecerá nesta condição no período de 14 dias. “Esses 14 dias começam a ser contados do dia que ela começou [a apresentar] os sintomas e não de hoje [que foi diagnosticada a doença]. A partir do dia 22 março contará os 14 dias para fechar o ciclo necessário”, afirma Ricardo.

O secretário de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Júnior, pede que a população mantenha a calma e não entre em pânico, pois o caso confirmado é importado. “Não é um caso de União da Vitória. É uma pessoa viajante que esteve em uma região onde contraiu coronavírus em outra cidade. É importante esclarecer isso para a sociedade se não cria um pânico imaginando que teríamos identificado um caso de União da Vitória, oriundo de União da Vitoria, isso não é verdadeiro”, complementou o secretário.

Quer receber notícias?

Segundo informações da rádio CBN/Verde Vale, a 6ª Regional de Saúde, que compreende nove municípios da região, conta com 32 casos suspeitos de novo coronavírus, que ainda aguardam os resultados de exames. O boletim divulgado pela SESA nesta sexta-feira, 27, não mostra os casos em investigação e descartados pelos municípios. Até quinta-feira, 26, Cruz Machado possuía um caso descartado e quatro investigados. General Carneiro tinha cinco casos suspeitos. Em São Mateus do Sul, duas pessoas tiveram resultado negativo para coronavírus e sete estão sendo monitoradas. Em União da Vitória, dois casos foram descartados e 12 permaneciam como suspeitos até quinta-feira, 26.