notícias

Secretaria de Saúde retoma vacinação contra gripe dia 31

Vacinação acontecerá novamente nos carros em frente ao Pronto Atendimento Municipal. Doses serão destinadas para pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde

Rodrigo Zub, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Foto: Divulgação

A vacinação contra a gripe será retomada na terça-feira, 31, em Irati. Para evitar aglomeração de pessoas, a secretaria de Saúde aplicará as doses novamente no sistema drive-thru em frente ao prédio Ildefonso Zanetti (Pronto Atendimento Municipal), a partir das 8 h.

Serão imunizados somente pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde. Nesta semana, as vacinas foram esgotadas em poucas horas. O primeiro lote com 3 mil doses foi aplicado na segunda-feira, 23. Três dias depois, foram utilizadas mais 1.500 doses.

A Secretaria de Saúde informa que está verificando o esquema vacinal de todos os acompanhantes dos idosos com idade entre 20 e 49 anos. Essas pessoas recebem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. Alguns moradores chegaram a reclamar que pessoas que não fazem parte do público-alvo estariam recebendo as vacinas. “Por isso, é importante que a população não confunda esta vacina com a da gripe que, nesta primeira fase, é direcionada somente para idosos e profissionais de saúde”, destaca a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati.

O município de Irati receberá toda semana uma quantidade de doses da vacina contra a gripe. A campanha terá duração de dois meses. O calendário será o seguinte:

A partir de 16 de abril - para professores e profissionais da força de segurança e salvamento;

A partir de 9 de maio - para crianças de seis meses a seis anos, doentes crônicos, pessoas com mais de 55 anos, grávidas, puérperas, população indígena e pessoas com necessidades especiais;

A Secretaria de Saúde também realizará vacinação contra gripe para pessoas a partir de 60 anos e sarampo na igreja ucraniana do Cerro da Ponte Alta, no dia 1º de abril. O horário será das 7h30 às 11h. No dia 02, a vacinação acontecerá no Rio do Couro.