notícias

Secretaria de Assistência Social oferece disque-apoio para idosos

Pessoas com mais de 60 anos que não tenham suporte familiar para fazer compras em supermercados e farmácias podem utilizar o serviço, que também serve como tira-dúvidas

Paulo Henrique Sava

Disque-apoio para idosos está funcionando desde a última semana em Irati. Imagem: SECOM/Prefeitura de Irati

Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati, através do Departamento de Política da Pessoa Idosa, está oferecendo uma nova forma de apoio para os idosos. Trata-se do disque-apoio, que está atendendo pelos telefones (42) 99976-8081 e 99927-3906, de segunda a sexta-feira das 09 às 16 horas sem intervalo para o almoço. Podem utilizar o serviço idosos que não tenham suporte familiar para fazer compras de supermercados e farmácias.   

Uma equipe formada por seis técnicos, composta por educador físico, fisioterapeuta e assistentes sociais que já trabalham com os idosos está envolvida nesta ação, faz as compras solicitadas e as entrega nas residências destas pessoas, conforme explica a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich. “A equipe se disponibiliza a fazer estas compras e entregá-las para o idoso”, pontuou.

“A Assistência Social vem fazendo vários trabalhos pensando na garantia de direitos de idosos, na saúde e no bem-estar desta população, e neste momento não seria diferente. Para conseguirmos atingir esta população, desenvolvemos este projeto, que é o disque-apoio à pessoa idosa”, completou. 

A Secretaria está disponibilizando três veículos para este projeto. O disque-idoso tem sido utilizado também para esclarecer uma série de dúvidas dos idosos sobre benefícios, uma vez que estas pessoas recebem frequentemente notícias falsas sobre aposentadoria, BPC, pensão, auxílio doença e outros. 

“Tem circulado bastante fake news, o que tem afetado negativamente a saúde mental destes idosos, falando que eles vão ficar sem BPC, pensão ou outro benefício que recebam. Através deste disque-idoso, o técnico vai informar, esclarecer e acolher as angústias deste momento difícil, fazendo com que a pessoa se sinta menos angustiada com o momento que estamos passando”, comentou. 

Outras ações

Uma diversidade de ações está sendo feita em forma de plantão e sobreaviso dos profissionais. Em caso de dúvidas sobre o Cadastro Único, o contato pode ser feito pelo telefone (42) 99148-0931. Técnicos da Assistência Social irão prestar informações, por exemplo, sobre a pesagem das crianças, que foi interrompida na quarentena. Desbloqueio de benefícios como o Bolsa-Família também pode ser feito por este telefone. Caso seja necessário um contato pessoal, o atendimento será agendado.