Santa Casa adota novo protocolo mediante pandemia de coronavírus
Visitas estão suspensas por período indeterminado
Edilson Kernicki, com reportagem de Jussara Harmuch
![]() |
Santa Casa suspendeu visitas hospitalares por tempo indeterminado. Foto: Divulgação |
A Santa Casa de Irati adotou novo protocolo mediante a pandemia de coronavírus (Covid-19). O provedor Ladislao Obrzut Neto afirma que o hospital possui dez leitos de UTI adulto e dez de UTI Neonatal. Todas, porém, estão hoje ocupadas.
A instituição, segundo Ladislao, possui condições de criar mais 12 leitos de UTI com equipamentos externos, se o Estado encaminhar. “Se houver necessidade, a Santa Casa tem espaço para criar de dez a 12 leitos vagos, mas isso só se houver necessidade”, explica. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) deve viabilizar a compra e alocação de mais equipamentos, especialmente respiradores, se houver um problema maior relacionado à pandemia de Covid-19.
Todos os horários de visitas foram suspensos por prazo indeterminado. Na UTI, as visitas foram restringidas ao máximo e só podem ser autorizadas pelo próprio Dr. Ladislao ou pela equipe de plantão na UTI. No ambulatório, entretanto, os horários foram divididos para atender à demanda do surto. As cirurgias eletivas que já estavam agendadas estão sendo realizadas.
“Estamos mantendo o ambulatório com menos de 50 pessoas, para o atendimento não se perder. Se, porventura, tivermos a indicação do Estado do Paraná, da SESA [Secretaria de Estado da Saúde] ou se ocorrer alguma coisa grave, todas serão suspensas”, acrescenta.
Os pacientes que foram diagnosticados com o coronavírus serão encaminhados para os hospitais de referência em Campo Largo e do Trabalhador em Curitiba. Se o isolamento for eficaz menos pessoas ficarão doentes. O ciclo do vírus é de quatro meses. O período de uso de UTI é de 12 a 15 dias.