notícias

Rebouças reabrirá comércio a partir de terça-feira

Decreto de quarentena termina na segunda-feira, 30, e não será prorrogado

Da redação, com informações do Portal Notícia da Região


Rebouças retomará atendimento do comércio na próxima terça-feira, 31. Foto: Google Maps
O município de Rebouças decidiu reabrir o comércio a partir da próxima terça-feira, 31. A decisão, motivada pela preocupação com a economia do município, foi tomada em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 27, que teve a participação do prefeito Luiz Everaldo Zak, do vice-prefeito Fábio Chiquetto, de representantes da Secretaria de Saúde, da Vigilância em Saúde e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Rebouças (ACIAR).  

Até segunda-feira, 30, apenas os serviços essenciais estarão funcionando. A partir de terça, todo o comércio poderá reabrir, desde que sejam tomadas todas as medidas de precaução contra o avanço do Coronavírus. “Nós decidimos flexibilizar a partir de terça-feira, o comércio estará liberado, todas as atividades econômicas irão funcionar com responsabilidade e todos os cuidados que devemos ter, como a higienização com álcool gel ou um recipiente com água e sabão, a importância da lavagem das mãos e de todos os cuidados”, frisou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, todas as medidas de prevenção trouxeram resultados positivos também na redução de casos de suspeita de COVID-19 e de outras doenças mais comuns. 

Zak solicita que, ao retornarem para o trabalho na terça-feira, os empresários, funcionários e clientes mantenham todos os hábitos de higiene e segurança que são orientados pela Secretaria de Saúde do município e pelo Ministério da Saúde. “A partir da semana que vem retornamos à normalidade, vamos manter o nosso decreto de quarentena até segunda-feira, são sete dias que estão sendo fundamentais e o serão quando a pandemia atingir o pico de casos no final de abril”, pontuou.



De acordo com o prefeito, será exigido o cumprimento de todas as regras de higiene, limpeza e cuidados para que o trabalho possa ser retomado normalmente. O comerciante que descumprir poderá ter o alvará suspenso e o estabelecimento fechado por 15 dias. Além disso, foram estabelecidas regras para o funcionamento das igrejas no município.
Academias, bares, lanchonetes e restaurantes também terão regras específicas de funcionamento, que serão divulgadas em breve. Escolas e CMEI’s continuarão fechadas. 
“É uma decisão conjunta, nós compartilhamos as responsabilidades junto com os empresários, e a partir de terça-feira volta a normalidade com responsabilidade. Não vamos relaxar, vamos continuar lavando as mãos, que é uma coisa fundamental para o combate ao vírus, e vamos tomar todos os cuidados de higiene”, frisou.

Restrição de acesso a Rebouças continua

A nova determinação não altera a restrição de acesso de pessoas oriundas de outros municípios à cidade. Barreiras sanitárias continuarão funcionando nos trevos de acesso à cidade.
“Vamos manter a restrição de acesso a cidade, a nossa vigilância continuará monitorando permanentemente a situação da evolução do Coronavírus aqui em Rebouças, e a qualquer momento poderemos tomar novas decisões”, finalizou o prefeito.

Casos em Rebouças

Até a manhã deste sábado, 28, Rebouças tinha 13 pacientes sendo monitorados, 03 casos suspeitos e 02 descartados.