notícias

Personal trainer dá dicas de exercícios físicos para você fazer em casa durante a quarentena

Mesmo em período de isolamento social, é possível manter a forma e a saúde em dia com exercícios simples

Paulo Henrique Sava
Fernanda Langaro é personal trainer e professora de ginástica laboral e dança. Foto: Arquivo Pessoal

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) alterou profundamente a rotina da maioria das pessoas, principalmente daquelas que estão acostumadas a fazer suas caminhadas, corridas ou praticar esportes ao ar livre ou seus exercícios na academia todos os dias.  Neste período, é importante manter a calma, mas também é possível manter a forma e a saúde em dia sem sair de casa.
Nossa reportagem conversou com Fernanda Langaro, personal trainer e professora de ginástica laboral e dança. Ela diz que, mesmo em casa, é possível fazer atividades criativas, divertidas e que gastem a nossa energia. Para começar, é necessário fazer um bom período de alongamento como forma de preparação. “Sempre, antes de qualquer atividade ou exercício físico, é importantíssimo alongar primeiro para evitar lesões ou dores. Sempre na hora de acordar ou durante o dia, faça alongamentos”, frisou.



Você pode fazer exercícios simples, utilizando o próprio peso corporal, como polichinelos, corrida parada, abdominais, agachamentos e elevações de braço. Além disso, é possível fazer atividades utilizando materiais disponíveis em casa, como vassoura, cadeira, pacotes de sal, trigo ou outro de 1kg ou uma corda. “Nós podemos fazer vários exercícios utilizando o que temos em casa”, comentou.

Dança

Para quem quer gastar mais energia ainda e fazer uma atividade animada junto com a família, a dança é uma ótima indicação. Fernanda tem um canal no Youtube e faz lives no Facebook, onde ela mostra algumas coreografias. “A dança também é uma atividade muito interessante, muito legal, na qual você pode reunir toda a família para dançar com você”, comentou.

Aplicativos de celular ajudam na prática de exercícios

Outra alternativa interessante, segundo a professora, são alguns aplicativos de celular que fornecem exercícios para serem feitos em casa, como o hit, que envolve atividades de alta intensidade com intervalos entre elas. “Você pode utilizar o peso do próprio corpo para fazer exercícios em casa. Pelo Youtube, você pode procurar músicas e praticar atividades dentro delas. Não é exatamente uma dança, mas você pode executar exercícios com a música”, pontuou.

Fernanda sugere que as pessoas utilizem o Instagram para procurar exercícios ou atividades físicas para manter a saúde em dia na quarentena. “O importante é você não ficar parado, precisamos gastar esta energia toda. Vamos levantar da cama e da cadeira e nos exercitar”, finalizou.