notícias

Número de casos suspeitos de coronavírus cai para dois em Irati

Mais oito casos foram descartados em Irati, conforme boletim da SESA. Já são 23 testes com resultado negativo para Covid-19 no município

Rodrigo Zub


Foto: Congresso em Foco

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado neste domingo, 29, aponta que Irati teve mais oito casos descartados de coronavírus (Covid-19). Com isso, o número de testes com resultados negativos subiu para 23. Dois moradores continuam sendo investigados no município.

Os exames de mais 16 pessoas que residem na área de abrangência da 4ª Regional de Saúde e apresentavam sintomas da doença mostram que elas não foram infectadas. Quatro casos suspeitos foram descartados em Rebouças, três em Imbituva, três em Rio Azul, dois em Fernandes Pinheiro e Inácio Martins, um em Mallet e Teixeira Soares. A 4ª Regional de Saúde não tem nenhuma pessoa diagnosticada com a doença.

Em Rio Azul, de acordo com informações da secretaria Municipal de Saúde, já foram descartados quatro casos, 38 pessoas estão sendo monitoradas e um morador apresenta sintomas suspeitos da doença.

Situação em outros municípios da região

São seis casos confirmados de coronavírus em municípios próximos de Irati. Três moram em Ponta Grossa, um em Castro, um em Guarapuava e um em União da Vitória. Ponta Grossa, que é sede da 3ª Regional, ainda teve 76 casos descartados e 11 suspeitos. Em Castro, 19 testes apresentaram resultado negativo e uma pessoa aguarda resultado do exame. Em Ivaí, um morador está sendo investigado e cinco casos foram descartados.

Além do caso confirmado, Guarapuava descartou 22 suspeitas de Covid-19 e possui 54 pessoas em investigação, conforme dados da secretaria Municipal de Saúde. Já no boletim da SESA, Guarapuava tem 46 casos descartados, oito a menos do que foi informado pelo município, e 15 em investigação. Prudentópolis tem três casos descartados. Também tiveram resultado negativo os testes de cinco pessoas que residem no Pinhão, quatro em Laranjeiras do Sul, dois em Nova Laranjeiras, dois em Palmital, dois em Pitanga, um em Marquinho, um em Candói, um em Cantagalo, um em Laranjal, um em Turvo e um em Virmond. Nova Laranjeiras, Palmital, Pitanga e Marquinho tem um caso em investigação cada um.

Na 6ª Regional de Saúde, União da Vitória tem 35 casos descartados e dois em investigação, além da paciente que teve resultado positivo de coronavírus. Em São Mateus do Sul, são seis exames que descartaram a contaminação e duas pessoas estão sendo investigadas. Mais 12 testes apresentaram resultado negativos nos municípios de Cruz Machado (5), General Carneiro (4), Porto Vitória (2) e Bituruna (1). Cruz Machado, General Carneiro e Antonio Olinto tem um caso suspeito cada um.

No Paraná, o número de casos confirmados da doença subiu de 137 para 152. A SESA informou que os dados do boletim representam os casos suspeitos de COVID-19 que tiveram amostras coletadas e processadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e laboratórios privados habilitados no Estado. Um caso confirmado de Colombo foi transferido para Curitiba, pois a pessoa infectada reside na capital do Estado. Pelo mesmo motivo, um teste positivo foi transferido de Curitiba para Castro. Por outro lado, outro caso de Curitiba que havia sido confirmado no boletim de sábado, 28, foi descartado.

Até agora, duas pessoas que residem em Maringá morreram em decorrência do coronavírus. Os novos casos são de oito homens e oito mulheres, com idades entre 23 e 66 anos. Os registros são de Curitiba (1), Umuarama (1), Londrina (2), Medianeira (1), Contenda (1), Peabiru (1), São José dos Pinhais (1), Maringá (1), Cascavel (1), Marechal Cândido Rondon (1), Terra Rica (1), Foz do Iguaçu (3) e de fora do Paraná, na Venezuela (1).

Cidades com casos confirmados

Curitiba: 73
Foz do Iguaçu: 10
Maringá: 8 (duas mortes)
Cascavel: 8
Cianorte: 7
Londrina: 7
Pinhais: 3
Ponta Grossa: 3
Pato Branco: 2
Campo Largo: 2
Guaíra: 2
Paranavaí: 2
Campo Mourão: 2
Umuarama: 2
Colombo: 1
Telêmaco Borba: 1
Faxinal: 1
Rio Negro: 1
Guarapuava: 1
Iretama: 1
União da Vitória: 1
Mariópolis: 1
Quatiguá: 1
Medianeira: 1
Contenda: 1
Peabiru: 1
São José dos Pinhais: 1
Marechal Cândido Rondon: 1
Terra Rica: 1
Castro: 1
Residentes de outros estados com diagnósticos no Paraná: 5 (Venezuela (1), São Paulo (3) e Brasília/DF (1).

Mortes no País

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram 4233 casos confirmados do novo coronavírus  no Brasil com 136 mortos até às 15 h deste domingo, 29. Noventa e oito vítimas residiam no estado de São Paulo, 17 no Rio de Janeiro, uma na Bahia, uma no Distrito Federal, uma no Maranhão, uma no Rio Grande do Norte, cinco no Ceará, cinco em Pernambuco, duas no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina, duas no Paraná, uma em Goiás e uma no Piauí.