notícias

Irati chega a 25 casos descartados de coronavírus

Segundo enfermeiro Agostinho Basso, 29 pessoas estão aguardando o resultado dos exames. Até o momento, nenhum caso da doença foi registrado na 4ª Regional de Saúde

Rodrigo Zub, com reportagem de Paulo Sava e Jussara Harmuch


Foto: AEN
Mais dois testes de coronavírus realizados por moradores de Irati tiveram resultado negativo. Com isso, já são 25 casos descartados da doença no município, conforme dados do boletim divulgado pela secretaria de Estado da Saúde (SESA) na tarde desta segunda-feira, 30.

Em participação no programa “Meio Dia em Notícias” de hoje, o enfermeiro Agostinho Basso, que está coordenando a sala de situação de risco de Covid-19, repassou outras informações de pessoas suspeitas e que estão sendo monitoradas na cidade. “Até o momento, Irati teve 61 casos suspeitos, sete pessoas foram internadas na Santa Casa, seis já receberam alta e uma senhora ainda está internada porque tinha comorbidades, tinha outras doenças junto. Vinte e cinco casos foram descartados e 29 estamos aguardando o resultado”, relatou Agostinho.

O enfermeiro elogiou o comportamento da população, que tem cumprido as medidas de isolamento social. “A população está de parabéns, a gente tem andado pela cidade e vê que é o mínimo de pessoas andando pelas ruas. Fique em casa, proteja sua família, tome os cuidados gerais de higiene. Vamos dar exemplo em Irati de como se portar em meio de uma pandemia”, comemora.

Agostinho ainda respondeu sobre os questionamentos realizados por alguns iratienses aos profissionais de saúde em virtude da liberação para o retorno das atividades da indústria a partir da 0 h de quarta-feira, 1. “Fomos muito questionados como que a saúde pode liberar o comércio. Nós não temos nenhum caso confirmado, apenas suspeito. Nós também temos que pensar que todo o impacto econômico, financeiro, social e dessa crise por último vai refletir na saúde seja psicológico, seja físico, seja doença, a pessoa que não come vai parar conosco lá, a pessoa com stress elevado vai passar, o desempregado adoece a família toda. A saúde não pode ficar alheio as consequências econômicas, sociais e financeiras, mas podem ficar sossegados que nós estamos muito vigilantes e qualquer novidade a gente vai repassar com toda a transparência”, disse o enfermeiro.

Até o momento, nenhum caso de coronavírus foi registrado na 4ª Regional de Saúde. Foram descartados 25 casos de Irati, quatro de Rebouças, três de Imbituva e Rio Azul, dois de Fernandes Pinheiro e Inácio Martins, um de Mallet e Teixeira Soares.

Em Fernandes Pinheiro, a secretária de Saúde, Emanuelle de Mattos, repassou a nossa reportagem que o município tem três casos suspeitos e nenhum em análise. O exame de um dos moradores que estava sendo investigado descartou a contaminação.

Ponta Grossa tem três pessoas com a doença

Na 3ª Regional de Saúde, Ponta Grossa subiu de 76 para 81 o número de casos descartados de Covid-19. Já a quantidade de casos suspeitos caiu para seis. A cidade tem três pessoas infectadas com a doença. Castro tem um caso confirmado, 19 descartados e um suspeito. Em Ivaí, os testes de seis moradores deram resultado negativo para coronavírus. Já Palmeira tem um caso descartado e um suspeito.

5ª Regional de Guarapuava tem um caso confirmado

Na 5ª Regional de Saúde, Guarapuava tem um caso confirmado, 59 descartados e oito suspeitos, conforme o boletim da SESA. A secretaria de Saúde de Guarapuava informou em seu boletim diário, 90 casos suspeitos e 26 descartados no município. Somente uma pessoa que reside em Palmital está sendo investigada. Os demais casos foram descartados, sendo cinco no Pinhão, quatro em Laranjeiras do Sul, três em Nova Laranjeiras, Pitanga e Prudentópolis, dois em Marquinho, um em Palmital, Candói, Cantagalo, Laranjal, Turvo e Virmond.

União da Vitória também tem uma pessoa infectada 

Na 6ª Regional de Saúde, União da Vitória possui uma moradora com coronavírus. Um caso está sendo investigado e 36 testes apresentaram resultado negativo. Mais 23 casos foram descartados na 6ª Regional: São Mateus do Sul (8), Cruz Machado (6), General Carneiro (5), Porto Vitória (2), Antonio Olinto (1) e Bituruna (1).

Paraná registra terceira morte por Covid-19

Nesta segunda-feira, 30, o Paraná registrou a terceira morte por Covid-19. Segundo informações do portal G-1, o morador de Cascavel, de 66 anos, estava internado há cinco dias em um hospital particular da cidade. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 de março e foi internado sete dias depois. O morador da região Oeste do Estado havia viajado para os Emirados Árabes Unidos e retornou ao Brasil no dia 14 deste mês. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, a vítima tinha hipertensão e diabetes. As outras pessoas que morreram em virtude da doença no Paraná moravam em Maringá.

O número de casos do novo coronavírus subiu de 152 para 160, conforme boletim da SESA. Os oito pacientes infectados residem em Matinhos (1), Curitiba (3), Almirante Tamandaré (2), Rio Branco do Sul (1) e Campo Largo (1).

A SESA ressalta que os dados do boletim diário de coronavírus representam os casos suspeitos de COVID-19 que tiveram amostras coletadas e processadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e laboratórios privados habilitados no Paraná.

Casos confirmados por município, segundo a SESA:

Curitiba: 77
Foz do Iguaçu: 10
Maringá: 8 (duas mortes)
Cascavel: 8 (uma morte)
Cianorte: 7
Londrina: 7
Pinhais: 3
Ponta Grossa: 3
Campo Largo: 3
Pato Branco: 2
Guaíra: 2
Paranavaí: 2
Campo Mourão: 2
Umuarama: 2
Almirante Tamandaré: 2
Matinhos: 1
Colombo: 1
Telêmaco Borba: 1
Faxinal: 1
Rio Negro: 1
Guarapuava: 1
Iretama: 1
União da Vitória: 1
Mariópolis: 1
Quatiguá: 1
Medianeira: 1
Contenda: 1
Rio Branco do Sul: 1
Peabiru: 1
São José dos Pinhais: 1
Marechal Cândido Rondon: 1
Terra Rica: 1
Castro: 1
Residentes fora do Paraná com diagnósticos no Estado: 5, sendo 3 de São Paulo, 1 de Brasília/DF e 1 da Venezuela.

Os números do boletim indicam uma queda na quantidade de casos em investigação no estado, que saiu de 696 no domingo, 29, para 484 na segunda-feira, 30. As suspeitas descartadas aumentaram de 2.580 para 2.877, conforme o boletim.

Número de mortes no Brasil chega a 163

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram até as 20h desta segunda-feira, 4.630 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 163 mortos. São Paulo registra 113 mortes e o Rio de Janeiro tem 18 óbitos. As outras vítimas residiam nos estados de Amazonas (1), Minas Gerais (1), Bahia (2), Distrito Federal (1), Rondônia (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Ceará (5), Pernambuco (6), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (1), Paraná (3), Goiás (1) e Piauí (4).