notícias

Imbituva notifica dois casos suspeitos de coronavírus

Duas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, segundo comunicado da secretária de Saúde, Lisiane Moleta

Da Redação
Duas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas, segundo comunicado da secretária de Saúde, Lisiane Moleta. Foto: Prefeitura de Imbituva/Divulgação

Dois casos suspeitos de coronavírus foram notificados em Imbituva, na quarta-feira, 18. A informação foi confirmada em comunicado oficial assinado pela secretária de Saúde, Lisiane Moleta.
As duas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas. Os exames foram coletados e aguarda-se a liberação dos resultados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
No comunicado, a secretária solicita que a população redobre os cuidados para que não haja transmissão local do vírus. Por isso, ela solicita que as pessoas só procurem as unidades de saúde e o Pronto Atendimento em casos de urgência e emergência, pois as chances de infecção são maiores dentro de ambientes hospitalares. “Quem puder, deve permanecer em casa, evitando levar crianças e familiares aos mercados e comércios em geral. Quanto menos pessoas circulando nas ruas, menores os riscos de contágio’, diz um trecho do comunicado.
Lisiane também salienta a importância dos imbituvenses adotarem hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca com braço ou lenço de papel ao tossir e espirrar e não levar às mãos a boca, olhos, nariz. Outras recomendações são limpar superfícies, trinco de portas e interruptores de luz.
“Caso apresente sintoma de gripe que não possa ser cuidado em casa com repouso e hidratação, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, evitando ir ao Pronto Atendimento Municipal e levando acompanhante somente quando necessário. Tomando essas medidas você estará contribuindo para que passemos por essa epidemia com mínimo de danos possíveis aos cidadãos”, reforça a secretária.