notícias

IFPR e secretaria de Saúde promovem vacinação do sarampo em jovens

Vacinação destinada para jovens com idade entre 20 e 29 anos será realizada nesta quarta-feira, 4, das 19 às 22 h, no Campus Irati do IFPR

Rodrigo Zub
Vacinação para jovens entre 20 e 29 anos acontecerá na noite de hoje, 4, no prédio do IFPR Campus Irati. Foto: IFPR/Divulgação
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Irati em parceria com a secretaria Municipal de Saúde promoverá vacinação de jovens com idade entre 20 e 29 anos nesta quarta-feira, 4, entre 19 e 22 horas no bloco B da instituição. Quem tiver com a carteirinha desatualizada também pode regularizá-la para prevenir outras doenças. É indispensável que os interessados compareçam com a carteira de vacinação.
O IFPR Campus Irati fica na Rua Pedro Koppe, número 100, na Vila Matilde.
A ação visa chamar atenção de um dos públicos mais acometidos pelo sarampo. Na semana passada, a secretaria de Saúde emitiu um alerta que apenas 10% dos jovens entre 20 e 29 anos haviam sido vacinados. Em Irati, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem 9.426 pessoas nessa faixa etária. Desses apenas 1.015 jovens foram imunizados até o dia 27 de fevereiro.
Todas as pessoas com idade entre 20 e 29 anos por mais que já tenham sido vacinados necessitam receber uma dose extra da vacina.
No sábado, dia 7, a Secretaria de Saúde vai realizar o 2º Dia D de vacinação contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde e os postos do Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo, Vila São João e Lagoa estarão abertos das 8 às 17h.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo prossegue até o dia 13 de março. Para os grupos na faixa etária de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos de idade, a vacinação contra o sarampo deverá acontecer de forma seletiva. Ou seja, de acordo com o histórico de vacinação. Para os profissionais de saúde a recomendação é aplicar duas doses da vacina independente da faixa etária em que se encontrem. Crianças de 0 a 4 anos só devem ser imunizadas caso estejam com atraso na dose zero (dos seis meses), na dose um (dos 12 meses) ou na dose de reforço (dos 15 meses). 
Instituições comerciais e de ensino que possuem grande número de pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos podem entrar em contato pelos telefones 3907-3155 ou 9-9104 1938, para avaliar possibilidade de agendamento para vacinação in loco.
Até semana passada, 36 casos suspeitos de sarampo haviam sido notificados em Irati, de acordo com dados do setor de vigilância epidemiológica municipal. Seis deles tiveram resultado positivo para a doença. A vacina é a única forma de prevenir o sarampo.