notícias

Hemepar de Irati amplia horário de atendimento nesta quarta-feira

Atendimento será das 13 às 16h e das 18 às 20h30 para triagem clínica e doações. Objetivo é que a unidade aumente o estoque de bolsas de sangue

Rodrigo Zub


UCT de Irati fica na rua Coronel Grácia, 761, em Irati. Foto: Paulo Sava/Arquivo Najuá 
A Unidade de Coleta e Transfusão de Irati (Hemepar) atenderá em horário especial nesta quarta-feira, 18. A triagem poderá ser realizada entre 13 e 16 h e das 18 às 20h30. A iniciativa visa aumentar os estoques de sangue em função da pandemia do coronavírus (COVID-19).

A médica responsável pela unidade, Larissa Mazepa, diz que qualquer pessoa pode fazer a doação de sangue exceto as que apresentarem sintomas de gripe. “As pessoas que tiverem com sintomas gripais não poderão doar visto a nossa pandemia do Coronavírus. Então todas as pessoas que estiverem com qualquer sintoma gripal (febre, dor de garganta ou tosse prolongada) que, por favor, continuem em suas casas. Aguardamos vocês para fazermos essas doações e já nos prepararmos para um período mais crítico de quarentena”, alerta a médica.

Larissa explica o que é a quarentena e quais são as diferenças para o período de isolamento.
“Segundo a definição [quarentena] é a reclusão do indivíduo por um período máximo do tempo de incubação de uma doença. Para nós aqui neste momento é ficar mais em casa o máximo de tempo possível, longe de contatos com outras pessoas e se precisar sair não podemos nos esquecer do álcool gel. Esse contexto é diferente do isolamento. Nós temos isolamento de pessoas que tem suspeita do COVID-19, esse isolamento é do convívio com outras pessoas, inclusive com as pessoas de casa. Na quarentena, a gente fico recluso junto com as pessoas da nossa casa porque a gente sabe que nenhuma dessas pessoas apresentou sinal ou sintoma da doença”, relata.

Em países de primeiro mundo, o período de quarentena impede que as pessoas saiam nas ruas. No Brasil, as medidas devem ser brandas. “Nós vamos passar por um período de reclusão, mas ainda as pessoas vão no supermercado, temos estoques suficientes, não precisa sair correndo para fazer compras, temos água, luz, existem alguns tipos de quarentena que não consegue nada disso. Nada de alarme para a população, mas é bom tentar ficar mais recluso e não ir em locais públicos com aglomeração de pessoas para não passarmos esse tipo de vírus para outras pessoas”, solicita Larissa.
 
Algumas condições para doar sangue são:

Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
Pesar no mínimo 50 quilos;

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);

Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

O Hemepar de Irati também comunica que na quinta-feira, 19, não haverá coleta de sangue. Os trabalhos serão retomados na sexta-feira, 20.

A UCT fica na rua Coronel Grácia, 761, em Irati, nos fundos do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar).

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Siga este link aqui