notícias

Eparquia ucraniana suspende presença de público em celebrações na região

Decisão foi tomada como medida para auxiliar no combate ao Coronavírus (COVID-19). Assembleias, romarias, eventos paroquiais e eparquiais também foram suspensos

Da redação

Eparquia Ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição, que abrange a Paróquia Imaculado Coração de Maria de Irati, decidiu suspender a presença do público nas celebrações



A Mitra Eparquial Nossa Senhora da Conceição do Rito Católico Ucraniano, com sede em Prudentópolis, decidiu suspender a presença do público nas celebrações da Divina Liturgia em igrejas e capelas de toda a região. A decisão, divulgada na manhã desta quinta-feira, 19, foi tomada como medida para auxiliar no combate ao Coronavírus (COVID-19) e atende a uma orientação do Sínodo Permanente da Igreja Greco-Católica Ucraniana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Sul 2 e dos governos Federal, Estadual e municipais.

Em nota, a Mitra explica que os padres farão as celebrações diariamente nas capelas dos mosteiros e residências paroquiais sem a presença dos fiéis, que poderão acompanha-las pelos meios de comunicação das paróquias.

Assembleias, eventos, romarias, encontros paroquiais e eparquiais estão suspensos. Todas as outras celebrações (novenas, Via-Sacra e o Terço) deverão ser feitas pelas famílias nas residências.

Os sacerdotes receberão nas casas paroquiais somente os fiéis que desejarem fazer confissões. Porém, para evitar um possível contágio, eles deverão tomar todas as medidas de proteção e higiene. Casamentos já agendados devem ser remarcados. Caso isto não seja possível, as celebrações serão realizadas de acordo com as orientações das autoridades sanitárias
Funerais serão restritos à família do falecido, sem a realização da Divina Liturgia de corpo presente, mas apenas com uma breve celebração.

Visitas aos enfermos e idosos serão feitas somente em casos graves. No atendimento a pessoas necessitadas, os sacerdotes deverão ser cautelosos e prudentes, seguindo todas as recomendações necessárias.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Em Irati, a Paróquia Imaculado Coração de Maria decidiu suspender as missas, novenas, reuniões pastorais, catequese, encontros e eventos que gerem aglomeração de fiéis. A administração de sacramentos será feita somente em casos de extrema urgência.

“Pedimos às famílias que estejam unidas em oração, acompanhando as celebrações pela TV, rádio e meios sociais, rezando e pedindo a intercessão de Deus neste momento difícil que todos estamos vivendo, aproveitando bem o tempo da quaresma para aproximar-se mais de Deus e do próximo”, diz o pároco da igreja, Padre Paulo Markiv, em nota.