notícias

Diocese de PG determina que missas sejam realizadas sem presença de público


Encontros de catequese, reuniões de pastorais e outros eventos com aglomerações de fieis também foram suspensos até o dia 4 de abril

Rodrigo Zub


Imagem de missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, em 2016. Foto: Najuá/Arquivo

As missas celebradas nas paróquias, capelas e igrejas dos municípios que pertencem a Diocese de Ponta Grossa serão realizadas sem a presença de público. A decisão foi informada na tarde desta terça-feira, 17, em comunicado oficial assinado pelo bispo Dom Sérgio Arthur Braschi.
A partir de agora estão suspensos todos os encontros e reuniões de pastorais, movimentos, organismos e associações, eventos de promoção social de paróquias e outras instituições eclesiais, encontros de catequese, mutirões de confissões e celebração que gerem aglomerações de fieis. A decisão foi tomada em virtude da propagação do Coronavírus (COVID-19) e considerando as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dos governos federal, estadual e municipal de Ponta Grossa. 
Durante o período de vigência da determinação, as paróquias que tiverem recursos vão transmitir as missas pela internet e emissoras de rádio. Em Irati, a Najuá transmite duas celebrações no domingo. São elas: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Rio Bonito, às 8 h, na Najuá FM 106.9, e Paróquia Nossa Senhora da Luz, às 10 h, na Super Najuá FM 92.5. 
Visitas de padres em hospitais, asilos, instituições prisionais, residências de pessoas doentes e idosos só serão realizadas em casos graves. A Diocese também recomenda que os sacerdotes sejam cautelosos e prudentes aos atenderem quem tiver algum problema de saúde quanto a Unção dos Enfermos. O bispo ainda solicita que os padres estejam disponíveis para os fieis que desejarem receber o sacramento da Penitência. 
As igrejas continuarão abertas para as pessoas rezarem, mas com a condição de que estejam bem arejadas. As medidas são válidas até o dia 4 de abril. Em breve, a Cúria Diocesana deve divulgar orientações sobre a Semana Santa e o período que antecede a Páscoa. 
“Com a finalidade de edificar a igreja doméstica, que as famílias procurem estar unidas em oração rezando em si, especialmente pelos doentes e profissionais de saúde, aproveitando o tempo da Quaresma para aprofundar o relacionamento com Deus e os irmãos”, solicita a Diocese de Ponta Grossa no comunicado assinado pelo bispo e pelo Vigário Geral, Padre Jaime Rossa. 

Paróquias da Diocese de Ponta Grossa

A Diocese de Ponta Grossa é formada por Paróquias do município sede, além de Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Ventania, Ivaí, Guamiranga, Ipiranga, Imbituva, Reserva, Tibagi, Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Irati, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro. As três últimas cidades fazem parte do Setor 7, que possui seis Paróquias (São João Batista, São Miguel, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati), São Sebastião, em Fernandes Pinheiro, e Imaculada Conceição, em Teixeira Soares). 

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Siga este link aqui