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Bancos de Irati incentivam clientes a usar canais digitais

Atendimento presencial será reduzido enquanto durarem os efeitos da pandemia de Covid-19

Da Redação 
Agência da Cresol foi fechada por tempo indeterminado. Foto: Amiton Ferreira

O Banco Central (BACEN) determinou, na última quinta-feira (19), que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências enquanto durarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no País.
A sugestão dos bancos é que os clientes utilizem diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartphones. Outras medidas emergenciais também devem ser tomadas para evitar aglomerações de pessoas, sempre assegurando a prestação de serviços essenciais.
O gerente da Caixa Econômica Federal, Roque Villand Policeno, orienta como a população pode acessar os serviços oferecidos pelo banco. Os atendimentos da Caixa serão feitos via autoatendimento (caixa eletrônico), via internet banking (www.caixa.gov.br) e através dos variados aplicativos disponíveis no Google Play e App Store. Cada aplicativo é específico para determinados serviços: cartões de crédito, aplicativo Cartões Caixa; Fundo de Garantia, aplicativo FGTS; serviços de habitação, aplicativo Habitação Caixa e, no aplicativo Bolsa Família, para acessar o benefício. “Reitero a orientação: fique em casa, porque não haverá atendimento”, diz Roque.
Na agência do Sicredi de Irati, o trabalho está ocorrendo somente de forma interna, com número reduzido de colaboradores para evitar aglomeração de pessoas, segundo o gerente Emerson de Lara. “Estamos prestando atendimento parcial nas agências. Atendimento interno, para, no máximo, dez pessoas, fazendo um rodízio, conforme a chegada. Pedimos que apenas associados que realmente precisarem realizar algum tipo de serviço venham”, instrui.
O cliente que demandar atendimento presencial vai precisar aguardar na parte externa da agência. “Estamos controlando a entrada. A porta está fechada e há apenas a movimentação de um número mínimo de pessoas, entre caixa eletrônico e parte interna. Atendemos associados, poupadores e beneficiários do INSS, em caso de operações não possíveis de serem realizadas no caixa eletrônico”, detalha.
Assim como nos demais bancos, a orientação feita aos clientes do Sicredi é para que priorizem a utilização dos canais digitais em vez de ir até a agência. O gerente recomenda baixar o aplicativo Sicredi, disponíveis em Android e iOS. Dentro do aplicativo, confira o menu “ajuda”. “Ali, você tem a opção ‘primeiro acesso’, onde você cria todos os acessos, tanto para pessoa física quanto para pessoas jurídicas, para acessar e movimentar sua conta através desses meios”, frisa. O banco está atendendo com metade de seu efetivo de colaboradores, fazendo o rodízio semanal, na tentativa de minimizar os riscos e evitar o contágio.
Agências do Sicredi estão funcionando com número reduzido de funcionários. Foto: Amilton Ferreira

O presidente da Cresol Horizonte, Jonas Paulo Uss, afirma que a instituição cancelou todos os eventos internos e externos desde a semana passada. Em Irati, a agência foi fechada por tempo indeterminado. A gerente da unidade, Danieli Baniski, orienta os associados para utilizarem o aplicativo Cresol, internet banking e cartões de débito. Em caso de necessidade, as pessoas podem solicitar atendimento via WhatsApp ou telefone.
“Por uma questão de segurança, de saúde, respeitando e sendo solidário a esse momento que a gente está vivendo, o momento agora é de ficar em casa, de se resguardar para que tudo isso passe da melhor maneira possível. Estaremos atendendo por telefone ou WhatsApp. Nosso telefone é 3422- 2473 e o WhatsApp 42-9-9979-0272”, afirma Danieli.  
 “Seguiremos os decretos municipais, estaduais e federais. Se tiver um decreto que proíba ou que mande fechar, vamos seguir essa orientação. Orientamos aos colaboradores que não estiverem trabalhando que realmente fiquem em casa. [Ficar] em casa é [ficar] em casa. Não é para resolver problemas particulares, para evitar um problema mais sério de contaminação de alguma das pessoas”, diz Jonas.
Segundo Jonas, a Cresol vai analisar todos os casos, com possibilidade de prorrogação de parcelas que vão vencer dentro dos próximos 60 dias. “Orientamos aos nossos cooperados que usem os aplicativos para fazer suas transações. O CrediFácil, que era por 12 meses, foi para 36 meses, e a primeira parcela com carência de 90 dias”, conta.
A agência do Bradesco de Irati atenderá das 10 às 14 h a partir desta terça-feira, 23. O atendimento será limitado a 20 pessoas dentro do banco, sendo apenas duas por vez no caixa eletrônico.
Agência da Caixa Econômica Federal de Irati. Foto: Amilton Ferreira