notícias

Banco do Brasil de Irati orienta clientes sobre atendimento durante pandemia

Atenção, aposentado e pensionista que precisa apresentar prova de vida: o INSS não vai bloquear seu benefício nos próximos 120 dias

Da Redação 
Gerência do Banco do Brasil orienta população a usar canais digitais para evitar se deslocar até a agência. Foto: Jussara Harmuch

Em meio à pandemia de coronavírus, o Banco do Brasil de Irati presta algumas orientações a seus clientes, visando garantir seu bem-estar e que você não precise se expor ao risco de infecção. O atendimento nas agências foi contingenciado, mas existem canais alternativos para realizar transações bancárias.
Na sala de autoatendimento, onde ficam os caixas eletrônicos, procure manter a distância de, no mínimo, dois metros das outras pessoas.
Para os aposentados e pensionistas do INSS, a sugestão é a de utilizar o cartão do benefício como cartão de débito, em vez de sacar o dinheiro vivo. Pague com o cartão do benefício as compras feitas nas farmácias, mercados, padarias, entre outros. O banco também recomenda que o aposentado evite permanecer em filas dos terminais de autoatendimento.
A fim de garantir que o aposentado vá até a agência bancária ou que ele permaneça em filas, nos próximos 120 dias não haverá bloqueio de benefício por falta de apresentação da prova de vida ou revalidação de senha. Nesse momento, não é necessário se preocupar com isso. “Depois que essa situação passar, você poderá vir ao banco e fazer a prova de vida”, assegura o gerente da agência do BB de Irati, Paulo Rafael Bornemann Silveira.
Duas pessoas por vez podem usar os caixas eletrônicos. Foto: Jussara Harmuch
O pagamento dos benefícios deste mês inicia nesta quarta (25). “Diante das medidas que precisamos adotar para conter o avanço do coronavírus, precisamos usar todos os meios disponíveis para resolver tudo sem sair de casa e evitar, ao máximo, o contato social. Orientamos que, antes de procurar nossa agência, avalie outras possibilidades de acessar seu pagamento de benefício. O cartão que você utiliza para sacar dinheiro do banco também funciona para passar em estabelecimentos comerciais, como farmácias, supermercados, panificadoras e todos os outros que têm maquininha. A senha é a mesma que você utiliza no banco, aquela de seis dígitos”, reforça.
No aplicativo Banco do Brasil para smartphones, o cliente pode efetuar transferências para outras contas; pagamentos de boletos; pagamentos de luz e água; inserir créditos para celular, entre outros serviços, sem sair de casa.

Horário exclusivo para aposentados

Na agência de Irati, os caixas eletrônicos continuam funcionando e haverá um horário exclusivo para os aposentados, das 9 às 10h, nos dias de pagamento do INSS. “Em função dos decretos municipais e estaduais, a utilização dos caixas está limitada a cinco clientes por vez e não haverá atendimento pelos funcionários. Aquela ajuda para usar o caixa eletrônico, nesse momento de pandemia de coronavírus, não será possível”, observa o gerente do BB.
Como os demais bancos, o BB disponibiliza canais digitais e eletrônicos de atendimento: o aplicativo Banco do Brasil, disponível para smartphones; o atendimento pelo WhatsApp (61) 4004-0001; atendimento pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn); internet banking (www.bb.com.br); terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos); banco 24h; lotéricas; correspondentes bancários e Central de Relacionamento BB: 4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-729-0001 para demais regiões.
Agência de Irati segue decreto municipal que determina a presença de somente cinco pessoas dentro do estabelecimento. Foto: Jussara Harmuch