notícias

SAMU inicia atendimentos em Irati

Unidade de Suporte Avançado de Irati deve ser acionada nas situações em que haja risco de vida, ou seja, aos atendimentos que necessitem a presença de um médico ou uma intervenção médica no local

Secretária de Comunicação da Prefeitura de Irati 
A partir desta sexta-feira (14) começaram os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Irati. A empresa OZZ Saúde, que assumiu o Consórcio Intermunicipal (CIMSAMU), vai atender à 3ª, 4ª e 21ª regionais de saúde. Segundo informações repassadas pela OZZ, foram mais de 48 horas em treinamento intensivo com os profissionais e colaboradores, no intuito de proporcionar o melhor atendimento à população. Além dos treinamentos, a empresa também auxilia na organização da Rede de Urgência e Emergência intermunicipal, desenvolvendo os fluxos de atendimento e a grade de referências.
COMO FUNCIONA 
Assim como todas as viaturas do SAMU em funcionamento, a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Irati deve ser ativada através de uma Central de Regulação. No caso de Irati, a ativação se dá por meio da Central de Ponta Grossa. É importante ressaltar, que neste primeiro momento, o contato com a central por meio do número 192 só funcionará através de ligações provenientes de telefones celulares.  
ATUAÇÃO DA USA 
A USA de Irati deve ser acionada aos atendimentos em que haja risco de vida, ou seja, aos atendimentos que necessitem a presença de um médico, ou uma intervenção médica no local. Sendo assim, é importante que a população esteja ciente que é o médico regulador da Central de Ponta Grossa quem vai avaliar cada caso e determinar se há indicação ou não do envio da USA de Irati. Nos casos em que não tiver indicação, este médico deverá orientar o melhor recurso à população para cada situação específica.