notícias

Lago Municipal é reinaugurado em Prudentópolis

O lago deve ser abastecido com peixes, brevemente, para a realização de torneios de pesca esportiva, como o que tradicionalmente ocorre no Dia do Trabalho – 1º de maio


Da Redação, com informações Elio Kohut/Blog Intervalo da Notícia 
Lago Municipal. Foto: Divulgação

Lago Municipal da Vila da Luz, em Prudentópolis, foi reinaugurado no dia 14 de fevereiro. O empreendimento, que fica na Vila da Luz, passou a ser denominado João Maria Penteado. A solenidade teve presença de familiares do homenageado, do prefeito Adelmo Luiz Klosowski, do vice-prefeito Osnei Stadler, autoridades locais e centenas de moradores. Várias apresentações culturais e uma Corrida Kids marcaram o evento.
O homenageado prestou relevante trabalho social e humanitário em prol dos mais humildes e necessitados ao longo da vida. Como empresário, a contribuição de João Maria para o desenvolvimento local deveu-se ao destaque no setor madeireiro e oleiro.
João Maria Penteado, nasceu em 15 de fevereiro de 1935, no distrito de Apiaba, município de Imbituva, sendo o terceiro filho do casal América Gaspar Penteado e Antônio da Rocha Penteado. Teve por avós paternos João de Oliveira Penteado e Pureza da Rocha e , por avós maternos, Manoel Gaspar de Paula e Maria Eugênia Rodrigues.
Com a morte da mãe poucos dias após o parto, ficou sob os cuidados da tia Maria Olinda Luiz de Oliveira, irmã de sua mãe e esposa de Domingos Luiz de Oliveira, também residente, na época, no distrito de Apiaba, em Imbituva. Naquele tempo, Domingos Luiz e Antonio Penteado eram sócios em madeireira instalada na região.
Ainda na infância e sob os cuidados dos tios, mudou-se para Prudentópolis. Na localidade de Saltinho, Domingos Luiz de Oliveira, tio do homenageado, instalou uma olaria, onde passou a fabricar telhas e tijolos. Mais tarde, instalou-se na sede do município de Prudentópolis, diversificando as atividades comerciais.
João Maria estudou o primário no então denominado Grupo Escolar Barão de Capanema e cursou dois anos do Ginásio no Colégio Imaculada Virgem Maria, em Prudentópolis, onde ele concluiu a formação de contabilista na Escola Técnica de Comércio Estadual, em 1957.
Em dezembro de 1956, casou-se com Irene Wowk Penteado, com quem teve três filhos: João Maria Wowk Penteado Júnior; Luiz Fernando Wowk Penteado e Luiz Marcio Wowk Penteado. João Maria Penteado faleceu em 15 de agosto de 2013, aos 78 anos, em decorrência de um acidente vascular encefálico.
Um dos filhos do homenageado, o desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, agradeceu, em nome da família, pela homenagem prestada. Ele elogiou a obra e considera que Prudentópolis ganhou um belo espaço de lazer. “A família recebe com muito agrado e gratidão a lembrança e a homenagem. Aqui foi um local onde nosso pai desenvolveu atividades e era um lugar do apreço dele. Para nós, é muito importante, muito significativa a homenagem”, disse.
O prefeito Adelmo demonstrou satisfação em poder entregar a obra, após sucessivos percalços e atrasos. A demora na entrega da obra de revitalização se deveu, inicialmente, à necessidade de readequar toda a estrutura antiga. A empresa vencedora da licitação, após algum tempo, decaiu a qualidade do serviço entregue e o município precisou aguardar o desembaraço judicial para retomar a obra. Em seguida, o lago teve uma infestação de algas, plantas daninhas e vazamento.
“João Maria não foi só um empresário de sucesso, mas um ser humano grandioso, solidário, voltado ao atendimento das pessoas mais carentes. É um orgulho essa reinauguração. O lago ficou belíssimo. Ainda vamos ter algumas melhorias, como mais um aerador, talvez teremos que fazer um poço artesiano, no fundo do lago, para manter o nível da água em épocas de estiagem. Mas tudo isso já está planejado, projetado e deve acontecer esse ano”, destaca o prefeito.
O lago deve ser abastecido com peixes, brevemente, para a realização de torneios de pesca esportiva, como o que tradicionalmente ocorre no Dia do Trabalho – 1º de maio. Além disso, o espaço deve receber mais arborização. Já foram plantadas algumas árvores e palmeiras, que ainda devem crescer.
Foto: Elio Kohut/Intervalo da Notícia