notícias

Irati registra mais um caso suspeito de sarampo

Até o momento, já foram notificados 36 casos suspeitos de sarampo no município. Seis deles tiveram resultado positivo para a doença

Da Redação
Seis casos de sarampo já foram confirmados em Irati. Foto: Imagem ilustrativa

Mais um caso suspeito de sarampo foi registrado ontem em Irati. Dessa vez, a secretaria Municipal de Saúde está monitorando a situação de uma criança, de 11 anos. Por isso, a pasta solicita as pessoas que frequentaram o mesmo local que a criança para que compareçam até uma unidade de saúde ainda nesta quinta-feira para verificar o esquema vacinal. 
Os locais frequentados pela criança foram:  
Dias 20 - das 3h às 6h30, no Pronto Atendimento
Dia 22 - das 15 às 16h, no Supermercado New
Dia 23 - das 22 às 23h, no Pronto Atendimento
Dia 25 - das 11 às 12h30, no Armazém Dias, no Conjunto Joaquim Zarpellon
Dia 26 - das 13h30 às 14h30, na Unidade de Saúde da Vila São João
Lembrando que as pessoas devem comparecer aos postos com sala de vacinação com RG, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.
Até o momento, já foram notificados 36 casos suspeitos de sarampo em Irati, de acordo com dados do setor de vigilância epidemiológica municipal. Seis deles tiveram resultado positivo para a doença.
A vacina é a única forma de prevenir o sarampo. A doença mata. Os mais vulneráveis são as crianças, os imunodeprimidos e os idosos.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo prossegue até o dia 13 de março. Para os grupos na faixa etária de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação contra o sarampo deverá acontecer de forma seletiva. Ou seja, de acordo com o histórico vacinal. Para o grupo da faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação deverá ocorrer de forma indiscriminada. Sendo assim, a pessoa deverá receber mais uma dose da vacina contra o sarampo - fato justificado por ser esta a faixa etária mais acometida pelo sarampo, tanto em Irati, quanto a nível nacional. Para os profissionais de saúde se recomenda 2 doses da vacina independente da faixa etária em que se encontrem. Crianças de 0 a 4 anos só devem se vacinar caso estejam com atraso na dose zero (dos seis meses), na dose um (dos 12 meses) ou na dose de reforço (dos 15 meses). 
Instituições comerciais e de ensino que possuem grande número de pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos podem entrar em contato com a secretaria de Saúde de Irati nos telefones 3907-3155 ou 9-9104-1938, para avaliar possibilidade de agendamento para vacinação in loco.