notícias

IPTU em Fernandes Pinheiro oferece 10% de desconto à vista

Carnês começaram a ser entregues nesta segunda (10)

Da Redação 
Imagem dos prédios da Prefeitura e Câmara de Fernandes Pinheiro/ Rádio Najuá/Arquivo
O contribuinte de Fernandes Pinheiro tem até o dia 10 de março para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 com desconto de 10%. O desconto é válido na modalidade de pagamento à vista. Os carnês começaram a ser entregues nesta segunda-feira (10).
Quem optar pelo financiamento do tributo pode pagar o imposto em até cinco vezes, com a primeira parcela com vencimento em 10 de março. Nesse caso, não há desconto para o valor cobrado. As demais parcelas vencem em 10 de abril, 10 de maio, 12 de junho e 10 de julho.
O não pagamento do imposto nas datas correspondentes sujeitam o contribuinte a multa e juros de mora diários e a inscrição do saldo devedor em Dívida Ativa para cobrança judicial, a partir do primeiro dia útil do próximo exercício financeiro.
Contestações sobre os valores cobrados devem ser feitas, mediante requerimento ao Departamento de Tributação, que deve ser protocolado até a data de vencimento da primeira parcela, em 10 de março. Depois desse prazo, se não houver reclamações sobre o valor e sem o recolhimento dos tributos, haverá acréscimo de juros de multa e mora diários.
Se o contribuinte não receber o carnê do IPTU em casa, até uma semana antes do vencimento da primeira parcela, ou seja, até o dia 3 de março, deve procurá-lo no Setor Tributário da Prefeitura de Fernandes Pinheiro, na Avenida Remis João Loss, 600 – Centro, onde será feita a entrega interna ou a emissão da 2ª via.
O pagamento – seja à vista ou em parcelas – deve ser feito no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, lotéricas ou Correspondentes da Caixa e, ainda, em postos avançados do Bradesco.

Alvará

No caso da Taxa de Licença e Localização e de Vigilância Sanitária, os autônomos, as sociedades de profissionais e as empresas inscritas no cadastro econômico, os avisos de lançamento das taxas serão entregues na sede das empresas pela equipe de fiscalização do município. Quem não receber os avisos de lançamento, devem procurar o Departamento de Tributação até o dia 10 de abril, mesma data de recolhimento da parcela única. O pagamento deve ser feito exclusivamente nas agências da Caixa, Bradesco, Banco do Brasil ou nos Correios e casas lotéricas.